Tenho feito muitos testes vocacionais e a maioria deles aponta para a área de humanas, porém as atividades pelas quais me interesso não trazem um retorno financeiro desejado, como Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. Eu tenho curso técnico em Administração e essa é a única área que eu tenho certeza que não quero seguir. Já pensei em Engenharia e Biomedicina, só que mais pelo dinheiro. O que eu devo fazer?Enviado por Verônica L.
As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos. De outra forma, a atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.
Outra variável central no processo de escolha é a identificação dos valores que você carrega consigo e que deseja ver efetivados em sua profissão. Tais valores variam de pessoa para pessoa; há aquelas cuja expectativa de remuneração é superior a todos os outros. Outras pessoas acentuam o envolvimento com o pensamento científico, a expressividade, o auxílio a outras pessoas, as atividades de organização e gerência.
A identificação e a “negociação” entre variáveis como as apontadas dependem de um processo reflexivo seu, de indagações que você mesma deve responder. Não é um processo simples, pois envolve riscos e perdas parciais. Por isso é um ato de coragem, necessário para promover avanços no sentido da construção de seu futuro.
Leia mais:– Que curso na área de Humanas dá dinheiro?– Teste: Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?– Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?