Executiva que divulgou Batman fala do trabalho por trás das câmeras
Profissional de Marketing destaca que existem muitas maneiras de atuar na indústria do entretenimento que vão além do set de filmagens
Este texto foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar, parceira do GUIA DO ESTUDANTE.
Normalmente, quando pensamos no trabalho relacionado a cinema e séries, acabamos imaginando os sets de filmagens, os cinegrafistas e os atores brilhando nas cenas. É como se todo o universo de entretenimento se resumisse apenas a essas figuras.
No entanto, a concepção de obras audiovisuais precisa de muito mais gente do que costumamos supor. Desde a pré-produção já há muito trabalho a ser feito, e quando a obra está filmada, editada e pronta para ser lançada, começa uma nova etapa.
É aí que entra o trabalho de pessoas como a Erica Carnicelli, responsável pela área de Parcerias e Promoções da Warner no Brasil. Recentemente, por exemplo, a profissional de Marketing esteve à frente da operação de divulgação do filme The Batman, que já faturou mais de 100 milhões de reais no Brasil e está há quatro semanas em primeiro lugar nos cinemas.
Conversamos com Erica para entender melhor como é o trabalho por trás das câmeras na indústria de entretenimento. Ela falou sobre carreira, formação e características necessárias para atuar no setor.
Na indústria do entretenimento, o que se faz além dos filmes?
No mundo da divulgação de filmes e séries, o grande objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam a produção. As ações normalmente envolvem propagandas na televisão, mas tendem a se multiplicar para vários formatos.
“Sou responsável por estudar o melhor parceiro para amplificar a comunicação do filme”, explica Erica. “No fim do dia o grande objetivo é fazer com que as pessoas saibam que o filme está em cartaz e que elas tenham interesse em ir ao cinema.”
Nessa operação, no background da produção dos filmes, profissionais de muitas áreas atuam arduamente ao longo de meses para fazer com que uma obra aconteça. São elas:
Responsável por cuidar da promoção dos filmes para o público-alvo. Aqui, as parcerias de divulgação, amplificação e engajamento são sempre bem-vindas. Na área de Marketing, profissionais de Business Inteligence também atuam para analisar os melhores cenários e oportunidades para que os times sejam mais assertivos.
Vendas
Na indústria audiovisual, sempre que um filme é produzido é necessário que as empresas encontrem canais de distribuição e outros stakeholders importantes. Para isso, profissionais de vendas são extremamente importantes.
Suporte
Por trás das câmeras, há ainda áreas de suporte que ajudam a operação no entorno dos filmes acontecer. Os setores de gestão de pessoas e financeiro, por exemplo, precisam atuar continuamente para garantir que os profissionais das outras áreas possam trabalhar.
“Empresas como Warner e Disney agora também atuam em multi-plataforma”, explica Erica. “Batman, por exemplo, não é um só o filme. Tem também brinquedos do batman, objetos de decoração e uma gama enorme de coisas. Por isso, existe uma área para pensar esses produtos também.”
Como se dar bem nessa indústria?
Segundo a executiva de Marketing, existem algumas características que podem ajudar profissionais a se destacarem na indústria do entretenimento. Para ela, o fundamental é ser conectado e antenado a tudo que está acontecendo no mundo, não só do entretenimento.
“Temos que ir além do nosso job description“, diz ela. “Não trabalhando por mais tempo, mas por ir além e encontrar novas maneiras de fazer as coisas e ser uma pessoa que traz soluções para problemas no dia a dia”.
Além disso, Erica explica que a indústria do entretenimento muda muito rápido e é preciso saber se adaptar e aprender coisas novas o tempo todo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.