O leque de atuação do profissional de Engenharia Química é amplo e o coloca entre os mais requisitados dos engenheiros. A maior demanda vem da indústria de polímeros, de tintas e vernizes, de alimentos, de combustíveis e farmacêutica e de cosméticos.
Por outro lado, deve aumentar a procura pelo setor agroindustrial, onde o engenheiro trabalha com a produção de fertilizantes e defensivos, assim como na indústria de papel e celulose, onde pesquisa e desenvolve processos de produção e métodos para tratar os resíduos industriais. Na área ambiental, por sua vez, as maiores oportunidades estão no tratamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e na geração de energia de fontes renováveis.
A crise hídrica vista nos últimos anos em vários estados do Sudeste aumentou a demanda pelo graduado, requisitado para promover o aumento da eficiência da gestão da água em indústrias. O estado de São Paulo concentra mais da metade das fábricas de produtos químicos, portanto tem o mercado mais aquecido. Mas o crescimento da produção mineral e a construção do estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, abrem perspectiva na região do Nordeste.
A seguir, veja quais faculdades particulares oferecem os melhores descontos para mergulhar fundo no curso. Todas obtiveram boas notas pelo Guia do Estudante 2017:
Universidade Salvador (Unifacs) – Salvador (BA)
Desconto na mensalidade: 35%
Avaliação GE: 3 estrelas
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) – Coronel Fabriciano (MG)
Desconto na mensalidade: 20%
Avaliação GE: 3 estrelas
Universidade de Franca (Unifran) – Franca (SP)
Desconto na mensalidade: 30%
Avaliação GE: 3 estrelas
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) – Santa Bárbara d’Oeste (SP)
Desconto na mensalidade: 10%
Avalialção GE: 3 estrelas