Gosto de ajudar pessoas e de conhecer gente. Que profissão devo seguir?
Você pergunta, nossos orientadores respondem
Gosto muito de ajudar pessoas. Mas também gosto de ficar me comunicando, não gosto de trabalhar num ambiente isolado e quieta no meu canto, assim como também não gosto de fazer exatamente a mesma coisa como numa fábrica. Gosto de conhecer sempre pessoas novas e auxiliá-las como eu puder. Qual profissão que teria a ver comigo? Como eu poderia descobrir?
Ivana Hoffman
Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results
Olá, Ivana, tudo bem?
Você já deu um grande passo: já sabe o que gosta de fazer e quais atividades te agradam mais, isso é um ótimo ponto de partida.
Profissões ligadas com relacionamento humano são várias, vamos começar com algumas opções: vendedora, relacionamento com cliente, atendimento ao público, cuidados com a saúde das pessoas.
Atividades que demandem atendimento pessoal em que você poderia estar em contato com diversas pessoas durante o dia seriam as mais indicadas. Portanto, você pode ir desde faculdades bem específicas, por exemplo, na área da saúde:
Todas essas são atividades em que se atende um cliente ou paciente. Nelas, você conheceria e ajudaria gente nova o tempo todo.
Além disso, você pode recorrer a faculdades mais amplas que lhe darão oportunidade de trabalhar com o público de uma outra forma: recursos humanos, vendendo produtos, criando serviços específicos, como festas, eventos, treinamentos ou até trabalhar com redes sociais.
Essas faculdades seriam:
Minha orientação é que agora você: escolha três cursos que te chamam mais atenção, dentre esses que eu citei, e faça uma pesquisa de campo com pessoas que já trabalham nessas áreas para saber o que elas mais gostam e o que elas menos gostam no trabalho delas. Assim você vai ter uma visão prática e realista de como é essa profissão antes de escolher o curso a fazer.
Boa sorte e sucesso!
Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).