Estou em dúvida se devo ou não cursar Engenharia Ambiental. Adoro assuntos relacionados ao meio ambiente, entretanto, não sei se Exatas combina com meu perfil dotado de sensibilidade e emoção, opostos da razão e objetividade. O que faço?
Enviado por Jaqueline de Moura
O desenvolvimento profissional se apoia nas características pessoais que são desenvolvidas ao longo da vida. No entanto, não há um perfil ideal que se encaixe plenamente em algo que determinada profissão exigiria. Além disso, muitas vezes as pessoas tem uma visão superficial das profissões, determinada pela imagem que os meios de comunicação passam ou por aquilo que imaginamos que o nome da profissão representa.
Nesse sentido, observe que cursos de engenharia trazem consigo uma imagem social em que se reafirma que apenas pessoas que tem extrema proximidade com as matérias de Exatas podem se sair bem nela.
De fato, o conhecimento de tais conteúdos é necessário. Mas eventuais dificuldades podem ser superadas. Por outro lado, outras capacidades podem ser agregadas ao bom exercício profissional de determinada engenharia, como, por que não, sensibilidade.
Por exemplo, pense que um profissional de Engenharia Ambiental pode ser chamado a trabalhar na avaliação de um projeto de preservação de mananciais de água que pressupõe o remanejamento de populações ribeirinhas. Para tal, deve considerar também aspectos relacionados às relações sociais e história da população.
Pesquise a grade curricular dos cursos de Engenharia Ambiental nos sites de grandes universidades para conhecer que conteúdo é estudado durante a graduação, bem como as possibilidades de atuação profissional neste site. Se seu interesse se refere às questões ambientais, você pode ampliar sua pesquisa, consultando o Guia de Profissões do GUIA DO ESTUDANTE.
Leia mais:
Engenharia Ambiental é a escolha certa para mim?
Escolho Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental?
Posso fazer Engenharia Ambiental morando em cidade pequena?
Engenharia Ambiental, é necessário dominar as exatas?