Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Gosto de Letras, mas não quero ser professora. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 14 set 2011, 13h14

Gosto de ler e escrever, por isso estava pensando em fazer Letras, para trabalhar com português e literatura. Mas não quero ser professora. Que outra área da profissão poderia dar certo?
Enviado por Rafaela Neves

Há cursos que oferecem opções entre bacharelado e licenciatura, como é o caso do curso de Letras. A diferença está justamente em que a licenciatura permite ao formando lecionar, dar aulas no ensino fundamental e médio. O bacharel é um conhecedor de determinada ciência, podendo aplicá-la quando solicitado, mas não detém as técnicas e o conhecimento e nem autorização legal necessários ao ensino de sua disciplina.

Na licenciatura você terá aulas como metodologia do ensino, além de ter que passar por estágios obrigatórios de acompanhamento de aulas, o que poderá lhe indicar os primeiros passos de como se portar diante de seus alunos.

Gosto de Letras, mas não quero ser professora. O que faço?

Como ocorre em todas as profissões, o exercício e a experiência ao longo dos anos podem despertar interesses não presentes de início. Muitos professores "descobrem" novos interesses diante da prática concreta.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Se a carreira docente não lhe for conveniente ou satisfatória, saiba que o graduado (o bacharel) em Letras também pode atuar como revisor de textos (que faz a correção gramatical e dá indicações estilísticas) em editoras e órgãos de imprensa, como assessor em agências de publicidade ou em empresas que produzem informativos impressos dirigidos a públicos internos e externos, como tradutor (se for habilitado em outra língua) por dominar expressões e sentidos próprios à cultura da língua estudada. Note que "gostar de ler e escrever" é um interesse que pode ser desdobrado em muitas outras profissões.

Por outro lado, tais interesses denotam competências linguísticas básicas que devem estar presentes em todas as profissões. Procure ampliar sua pesquisa, investigando profissões como Jornalismo, Produção Cultural, Produção Editorial, Educomunicação, Tradução e Interpretação, Estudos Literários e outras na seção profissões e universidades do site do Guia do Estudante.

Leia mais:
 – Como ter certeza de que Letras é a melhor opção?
– Quero ser escritora, mas dizem que Letras não dá dinheiro. O que eu faço?

Publicidade
Gosto de Letras, mas não quero ser professora. O que faço?
Mundo do Trabalho
Gosto de Letras, mas não quero ser professora. O que faço?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.