Sou apaixonada por Medicina e também por áreas de tecnologia. Sempre quis ser médica, mas meu receio é quanto aos horários. Não quero ser escrava da minha profissão. Fotografia e Design são coisas que também me fascinam, mas não conheço muito bem o mercado de trabalho nesses setores. Qual curso escolher?Enviado por Isabela David Cardoso
As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos.
Escolher envolve a negociação entre variáveis como as apontadas em sua pergunta: ritmo de trabalho, mercado, interesses pessoais. Requer reflexão sobre valores pessoais e os riscos que pode correr em seu projeto profissional. Note que toda escolha envolve riscos que devem ser encarados racionalmente, mas também com coragem e responsabilidade. Não há resposta única e que valha para todas as pessoas.
Procure ampliar as informações sobre as profissões elencadas e outras que lhe pareçam próximas. Investigue carga de atividades desde as pertinentes ao processo de formação, campo e setores possíveis de atuação, remuneração, entre outros fatores. Resgate sua história pessoal, avalie valores e expectativas, desafios que deseja enfrentar. Ao final do processo, considere que um ato de coragem deverá ser realizado e que a escolha da profissão é apenas um primeiro passo para a construção maior de um projeto de vida.
Leia mais:
– Quero cursar Medicina, mas não quero ver cadáveres. O que faço?
– Como avaliar um curso de Medicina?