Tenho 21 anos e pretendo fazer Medicina. Sempre tive interesse na área, mas demorei a me decidir sobre qual carreira seguir. Quero ser uma grande médica, mas, até conseguir passar em uma universidade federal, pode demorar muitos anos. E não quero fazer faculdade particular. Continuo com essa ideia ou troco de carreira?Enviado por Larissa Jacometti da Silva
O curso de Medicina é histórica e nacionalmente o que tem maior disputa no processo vestibular. O vestibulando de Medicina precisa estruturar sua vida em torno da tarefa de passar no vestibular. Determinar horas de estudo de forma disciplinada, manter hábitos saudáveis de alimentação e sono, identificação de conteúdos que precisam ser mais bem aprofundados e evitar envolvimento em grandes questões pessoais e familiares que possam trazer conflitos são alguns fatores que devem ser levados em consideração.
Um bom planejamento é, portanto o primeiro passo, incluindo-se nele a identificação de recursos como os financeiros e de apoio sistematizado, como a participação em um curso preparatório de vestibulares. Mesmo assim, dada a intensa disputa, é possível que o aluno não ingresse nas primeiras tentativas. Muitos prestam vestibular por dois ou três anos; alguns conseguem, outros desistem e mudam de opção.
A identificação dos recursos pessoais, financeiros e as expectativas quanto ao tempo necessário para superar este desafio é extremamente pessoal e deve ser tomada de forma autônoma, apoiada em reflexões de amigos, professores e familiares. Objetivamente, sua idade atual não apresenta nenhum fator limitador à escolha. Cabe a você fazer a avaliação.
Leia mais:
– Faça o teste e veja se Medicina é o curso certo para você!
– Veja como é o dia a dia de um estudante de Medicina