Estou estudando Direito, mas decidi tentar outro curso, pois não estou me identificando com esse. Estou em dúvida entre Jornalismo e Cinema. Penso que os dois cursos podem se complementar. Vale a pena fazer Jornalismo e fazer cursos técnicos voltados para o Cinema? Que outra opção seria mais interessante para o meu caso?
Enviado por Ingrid
O curso de audiovisual (ou cinema) prepara o profissional para trabalhar com as diversas etapas envolvidas no processo de produção de uma obra cinematográfica / televisiva como edição, direção, sonorização e fotografia de filmes ficcionais, documentários ou publicitários, redação de roteiros, operação de equipamentos ligados à produção de filmes, desenvolvimento de filmes com técnicas de animação e produção.
O curso de jornalismo prepara o futuro profissional para a pesquisa e comunicação de fatos, em seus aspectos técnicos e de conteúdo nas diferentes mídias – escrita, falada, televisa, internet. Para tal o profissional precisa desenvolver sua capacidade de comunicação e de redação. Boa parte de seu trabalho é dirigido justamente à boa organização de textos, mesmo que sua veiculação ocorra verbalmente, como é o caso de repórteres e apresentadores televisivos.
O campo das atividades ligadas à comunicação social tem passado por profundas transformações nos últimos anos, principalmente em função do desenvolvimento de novas tecnologias. Isso estreitou / modificou o mercado de trabalho em jornalismo.
Também houve alteração quanto ao trabalho do profissional em cinema: ao lado de maior valorização e viabilização do cinema nacional, um novo mercado se abriu – mesmo que disputadíssimo – em canais fechados de televisão, principalmente em programas temáticos e documentários. Hoje também se abre a possibilidade de produzir peças audiovisuais para a internet.
Busque se apropriar das discussões que giram em torno dessas duas áreas da melhor maneira possível para avaliar os riscos que pode e pretende correr. Reflita sobre a força que lhe motiva para enfrentar os desafios que vão aparecer.
Leia mais:
– Marina Person dá dicas sobre o curso e a carreira de Cinema e Audiovisual