Falam que o primeiro passo para escolher sua carreira é ver quais são as matérias que você mais gosta. Então, esse é o problema… eu não acho que goste de alguma matéria. Não é que eu odeie tudo, mas eu não consigo gostar totalmente de uma matéria. Eu gosto muito de álgebra, mas não curto geometria e problemas. Em química, só gosto da parte de estrutura do átomo e ligações químicas. Não gosto de geografia porque tenho que decorar tudo. Gramática é interessante, mas tem muita “decoreba”. Literatura me dá sono. Não tem nenhuma matéria que tenha certeza que gosto, nada em que eu queira me aprofundar. Como faço para escolher a faculdade?
Ana
Ana, discordamos bastante dessa dica que “falam por aí”. Aqui “falamos diferente”! Nossa dica é que você amplie seus horizontes! Imagine escolher a sua profissão apenas pelas matérias da escola: você deixaria de lado tantos outros cenários importantíssimos neste momento de escolha e que certamente impactam o dia a dia da sua jornada na faculdade. Além de que a preferência por uma matéria pode ter mais a ver com a simpatia pelo professor do que real conexão com o tema.
Entendemos que a escola é seu ambiente do dia a dia, mas você já fez uma reflexão sobre si própria como pessoa, como você é no dia a dia, além das influências escolares? O que você mais gosta de fazer, pelo que sente paixão, o que faz com “os pés nas costas”?… E as dificuldades? O que você detesta fazer, ou sente-se super desconfortável quando é preciso?
Ter autoconhecimento é fundamental para que seu futuro seja direcionado pelos seus talentos, indo muito além dos seus conhecimentos escolares. Busque antes de tudo se conhecer, peça opinião sobre você mesma a seus pais, familiares, amigos e professores. Entender como você reage às situações cotidianas é mais importante do que identificar qual matéria você mais gosta – esse seria um segundo passo.
Além disso, observe o mercado, pesquise como as profissões estão mudando. Como a evolução da tecnologia está alterando o mundo do trabalho? Reflita sobre isso à medida que for conversando com pessoas mais experientes que você, de diferentes idades e pontos de vistas.
Entendemos que para a escolha da profissão diversos pontos devem ser levantados, e as matérias em que você tem facilidade na escola é apenas um deles! Abra a cabeça, pesquise, pesquise mais um pouco e boa sorte!
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).