Olá. Gostaria de uma ajuda. Tenho 15 anos, estou no 2º ano do Ensino Médio. Mas, no momento, não sei o que quero fazer de faculdade. Estou preocupada com isso, pois já devia saber. Gosto de matemática, porém não muito. Adoro computador, mas acho que como hobby. Andei olhando ultimamente e pensando em Arquivologia, é uma boa escolha?
Enviado por Keylla Oliveira dos Santos
Escolher a profissão é um processo que contempla diferentes aspectos. Comece explorando todo o universo das profissões; utilize materiais como o Guia do Estudante, pesquisa em sites de associações profissionais, grades curriculares dos cursos em sites de universidades. Durante a pesquisa, descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses.
– Confira mais informações sobre Arquivologia na Guia de Profissões do GE
O segundo passo é avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia. Considere as imagens das profissões que você tinha ou tem e compare-as com os conhecimentos advindos da pesquisa sobre as profissões.
Busque então se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias.Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas.
Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.
Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Você aproveita corretamente as aulas? Confira aqui
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste