Pretendo cursar Saúde Coletiva, mas, por ser um novo curso, tenho medo de não conseguir emprego e não ter uma boa remuneração. O que devo fazer?
Enviado por S.P
Esta é uma importante área das políticas públicas no Brasil em função das grandes carências relacionadas ao atendimento universal e de qualidade de toda a população, principalmente dos mais pobres e daquelas comunidades que vivem distantes dos centros urbanos. É só você observar a intensa e atual discussão sobre planos de alocação de médicos em cidades interioranas e sobre a proposta de exigência de trabalho junto ao Sistema Único de Saúde para a graduação em Medicina.
– Conheça o curso de Saúde Coletiva
Esta área, voltada para a reflexão, planejamento e administração de políticas de saúde é conduzida atualmente por profissionais da área da saúde que se engajam nela por conta de orientações ideológicas, valores pessoais ou por mecanismos próprios ao desenvolvimento de suas carreiras, principalmente no setor público.
O curso de graduação em Saúde Coletiva, também chamado de Gestão em Saúde, é realmente novo; há cerca de apenas 10 no Brasil todo. Ele prepara profissionais que podem ser comparados a um administrador especializado em saúde pública. O campo de trabalho principal são programas governamentais; pode também abranger empresas de seguro saúde ou Ong’s envolvidas com ações preventivas, educacionais ou de pesquisa na área da saúde. Não há dados, no entanto sobre as perspectivas de emprego dos formados, já que as primeiras turmas estão em vias de formação. De fato, há grandes riscos em termos de empregabilidade.
Considere esta possibilidade e pesquise outras profissões da área da saúde.
Leia mais:– Saúde Coletiva é uma graduação criada recentemente. Devo cursá-la?– Teste: Nutrição é a carreira ideal para você?– Teste: Enfermagem é o que eu quero?