Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

O que faz um engenheiro agronômico?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 19 nov 2010, 13h41

Como é o trabalho de quem se forma em Engenharia Agronômica?
Enviado por Nathália Martins

Publicações como o GUIA DO ESTUDANTE trazem importantes e atualizadas informações sobre as profissões. Você pode complementá-las de algumas maneiras: pesquisando sites de órgãos de classe como os CREA (Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura) ou de órgãos governamentais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), acompanhando jornais e revistas em assuntos como agronegócios e pesquisas referentes à exploração sustentável do meio ambiente.

A Engenharia Agronômica, também conhecida como Agronomia, tem passado por grande valorização nos últimos anos. O Brasil é uma grande força mundial na produção agrícola e de rebanhos cuja área chamada de agronegócios. Diante das cada vez maiores exigências de qualidade e controle dos produtos de origem animal e vegetal no mercado internacional e nacional, o engenheiro agrônomo é indispensável para a conquista do sucesso nas empreitadas.

Ele utiliza seus conhecimentos para aumentar a produtividade dos produtos agrícolas, cuidando do controle de pragas ou da renovação da terra, por exemplo. Estuda e aplica melhores métodos de adubação, de irrigação, de produtos que matem micróbios e ervas daninha na lavoura. Opera também ações no sentido da recuperação da terra diante de interferências naturais, como enchentes e erosão, ou do homem – desgaste por não realizar rodízio de plantações.

Continua após a publicidade

Pode também dedicar-se à zootecnia, lidando com a melhoria de gerações animais, ou contribuindo para cuidados ligados à saúde como alimentação, vacinação, manejo dos produtos depois do abate. Em geral, seu ambiente de trabalho é o campo, mas pode também se estabelecer em escritórios gerindo ou assessorando agronegócios, ou em empresas privadas ou órgãos governamentais pesquisando processos e produtos que aumentem a produtividade.

Temas como “produção sustentável” – geração de atividade econômica com redução de danos ao meio ambiente – e “segurança alimentar”, alimentos sem agrotóxicos, de grande qualidade nutricional e durabilidade maior, têm atravessado tanto os cursos de formação como a prática cotidiana dos agrônomos. Nesse sentido, aborda em seu cotidiano questões que buscam aliar elementos sociais, econômicos e ambientais.

Leia mais:
 – Será que Engenharia Agrícola é a escolha ideal?
 – Devo fazer Agronomia?
 – Engenharia Agronômica, Agrícola ou de Agronegócios?

Publicidade

O que faz um engenheiro agronômico?
Mundo do Trabalho
O que faz um engenheiro agronômico?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

aaa

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup