Estou com uma dúvida um tanto quanto complicada. Gostaria muito de cursar Ciência da Computação, mas realizei vários testes vocacionais, inclusive os do GUIA DO ESTUDANTE, e notei que todos indicavam faculdades de humanas, como Psicologia e Publicidade. Como tenho muita dificuldade com números, acabei acreditando nos testes que fiz, mas será que eles são realmente confiáveis? Devo seguir exatamente o resultado que indicam?
Enviado por Lucas Canutto
Os testes vocacionais são apenas indicativos, pois refletem um determinado momento da vida e algumas características de quem está em processo de escolha. Eles realmente podem contribuir no processo de reflexão sobre o que está envolvido nesse processo, como conhecer-se mais profundamente, relacionar interesses e possibilidades de aplicá-los no mundo do trabalho. Porém, não espere que eles resolvam conflitos que eventualmente você vivencie.
A posição do GUIA DO ESTUDANTE é de que o detentor do poder de escolha é o sujeito diretamente envolvido, ou seja, você. É você quem deve ponderar sobre seus interesses, seus anseios, limites e desafios que deseja superar. Para tal, baseie-se em sua história pessoal, em seus valores.
Busque o máximo de informações sobre o curso, e a dinâmica do mundo de trabalho, de Ciência da Computação, que como disse é o seu interesse de fato, mas procure conhecer também mais sobre Psicologia ou Publicidade. Assim, você terá elementos suficientes para aprovar ou desaprovar cada curso.
É importante levar em conta que a escolha é sempre um ato pessoal, que deve ser realizado com coragem e responsabilidade, pois ela refletirá em um projeto de vida e nos possíveis próximos passos para conquistar seus objetivos.
Leia mais:
– Ciência da Computação é a escolha ideal para você?
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Sabe como é o dia a dia de um psicólogo? Veja no programa Na real
– Você tem certeza de que quer fazer Publicidade?