Quais são as expectativas para quem quer investir na carreira de Audiovisual? Qual o salário inicial, onde o profissional pode atuar e quais os principais desafios?
Enviado por Natasha Nunes
O crescimento do cinema nacional, a qualidade das propagandas nacionais, o fortalecimento e a concorrência no ramo televisivo e do rádio e ainda a implementação de produções via mídia digital e de telefonia celular apontam para o crescimento da demanda do profissional da área de Audiovisual.
Segundo o site do GUIA, que cita como fonte o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, a remuneração inicial de um diretor de filme publicitário é de cerca de R$ 3 mil, e de um assistente de direção é de R$ 680 por semana. No entanto, considere que a remuneração varia em função das atividades realizadas, do ramo e do porte do contratante dos serviços.
Não há tantos cursos nesta área no Brasil – o que apresenta o primeiro desafio. Alguns são oferecidos por faculdades cujo custo é bem alto – outro desafio. Lembre-se que o nome os cursos podem ter denominações diferentes com consequentes ênfases distintas: Audiovisual, Rádio e TV, Midialogia, Radialismo, Multimeios e outros.
Porém, há boa diversidade de áreas de atuação: edição, sonorização e fotografia de filmes ficcionais, documentários ou publicitários, criação de programas e planejamento de grades televisas ou radiofônicas, redação de roteiros, operação de equipamentos ligados à produção de filmes ou programas de rádio, desenvolvimento de filmes com técnicas de animação etc.
Saiba também que o curso mescla formação humanística – ligada à história da arte, filosofia, sociologia – ao conhecimento de técnicas necessárias para a execução das obras audiovisuais.
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