Olá! Percebi que em muitas coisas a área de Ciências Sociais é bem parecida com a de Serviço Social. Gostaria de saber quais são as diferenças entre elas.
Enviado por Ana Carolina
O foco de atuação das duas profissões é diferente, apesar da denominação parecida.
A graduação em Ciências Sociais forma o profissional que se dirige à pesquisa e desenvolvimento de novos conhecimentos relacionados ao funcionamento da sociedade, ou seja, à compreensão da dinâmica de grupos, organizações e instituições sociais. Pesquisa e analisa aspectos políticos, econômicos, culturais, próprios a cada sociedade.
– Saiba tudo sobre o curso de Ciências Sociais
– Veja todas as informações sobre o curso de Serviço Social
O cientista social escolhe uma entre três habilitações possíveis: Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia. Há também áreas específicas nas quais pode se especializar, tais como: sociologia da educação, das relações de gênero, do trabalho, da violência, questões indígenas etc.
O assistente social, formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico.
Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência. Analise as grades curriculares dos dois cursos em sites de Universidades e investigue perspectivas de mercado e remuneração (como pelo site www.salariometro.sp.gov.br).
Leia mais:
– Ciências Sociais é para mim?
– Você conhece o curso de Serviço Social?
– Você se distrai na sala de aula?