Quero fazer Cinema, mas a mensalidade de várias faculdades é muito cara. Pensei na opção de Rádio e TV, que é um curso mais barato. Qual a maior diferença entre os dois?
Enviado por Thayná Barizon
O curso de Audiovisual (ou Cinema) prepara o profissional para trabalhar com as diversas etapas envolvidas no processo de produção de uma obra cinematográfica / televisiva como edição, direção, sonorização e fotografia de filmes ficcionais, documentários ou publicitários, redação de roteiros, operação de equipamentos ligados à produção de filmes, desenvolvimento de filmes com técnicas de animação, etc. Seu foco está na produção de vídeos: como escrever roteiros, escolher o elenco e organizar o cenário. Há várias matérias relacionadas ao processo de criação artística.
Este é um curso oferecido por universidades públicas, embora muito concorrido, o que exige maior preparação para o processo de ingresso. Você também tem opção de buscar formas de custeio do curso em universidades privadas por meio de programas do governo federal como ProUni e Fies.
Rádio e TV é uma profissão da área das comunicações sociais, juntamente com Jornalismo, Relações Públicas, Produção Editorial, entre outras. O curso prepara o profissional para atuar na produção e veiculação de programas televisivos e radiofônicos. Quase tudo o que você puder imaginar como necessário para um programa ir ao ar, bem como a própria emissora de rádio ou de TV funcionarem pode ser sua atribuição.
Suas tarefas tem como foco a organização do cotidiano desses órgãos de comunicação, desde a parte de infraestrutura técnica (sonorização, iluminação, edição de programas, passando pela escolha, produção e direção de quadros ou programas.
O profissional pode definir a grade de programação,os horários, os perfis dos programas, bem como escrever os roteiros do que será veiculado. Pode também definir as vinhetas e os sons que farão a ambiência e a trilha de programas.
Leia mais:
– TESTE: Rádio e TV é uma boa escolha?
– TESTE: Será que Cinema é o curso ideal para você?