“Qual é a diferença entre Ciência da Computação e Análise de Sistemas?”
Os dois ensinam a programar - mas um deles capricha nas aulas teóricas e de matemática.
A pergunta desta semana foi enviada pela Nathália Pires, via Instagram. Quem responde é Leonardo Barichello, Doutor em Educação pela University of Nottingham, e parte da UpMat Educacional, empresa que atua na educação básica a partir de conteúdos de Matemática e Computação.
Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br
“Oi! Eu queria saber a diferença entre Ciência da Computação e Análise de Sistemas?”
Uma das principais diferenças é que o curso de Ciências da Computação faz um mergulho profundo no universo da Computação, inclusive de um ponto de vista teórico. As temáticas são mais ligadas à programação e às ciências exatas, e são abordadas questões mais científicas e acadêmicas que aproximam o estudante de pesquisas e tecnologias de ponta, abrindo portas para questões práticas e teóricas e para aprofundamentos como mestrado e doutorado.
Uma dica na hora de escolher é se atentar nas matérias trabalhadas na grande curricular de cada curso. No caso de Ciências da Computação, além das matérias específicas da área, o curso também trabalha alguns conteúdos e ferramentas da Matemática, como Cálculo Avançado e Ciências de Dados.
Já o curso de Análise de Sistemas é mais focado na prática e desenvolvimento, treinando os alunos para o desenvolvimento de projetos como, por exemplo, identificar e compreender necessidades de eventuais clientes para desenhar e elaborar soluções para o caso específico em questão. Por isso, alguns cursos de Análise de Sistemas contam com matérias como: gerência de projetos e empreendedorismo, além de programação, banco de dados e interface humano-computador.
Ou seja, o primeiro curso é mais teórico e o segundo visa a aplicação prática da computação.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.