“Quero ser veterinária de hospital, mas onde moro só tem clínica”
Você pergunta, nossos orientadores respondem
Fiz o primeiro período de Medicina Veterinária, mas estou pensando em trancar e tentar Medicina. Amo os animais e tenho uma relação muito especial com eles, mas não me identifico com nenhuma área profissional da Veterinária. Meu sonho sempre foi trabalhar em hospitais, e no meu estado só tem clínicas veterinárias. Por isso, penso em fazer Medicina, para estar em um local de trabalho que adoro e ter a remuneração que espero. A questão é: prefiro animais…
Ana Beatriz Motta
Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results
Oi, Ana,
Entendo que você teve uma boa experiência na Medicina Veterinária nesse primeiro período que cursou. Com ele você conseguiu distinguir bem o que quer na área da Veterinária.
Minha pergunta é: se é seu sonho por que desistir dele antes mesmo de terminar? Se hoje você só vê clínicas veterinárias no seu estado, será que essa não seria a oportunidade de abrir o primeiro hospital para animais? E você ser a primeira empreendedora nesse sentido a fazer isso?
Sua reflexão precisa ser baseada naquilo que você realmente gosta e quer fazer. O dia a dia de uma profissão é sempre muito desafiador. Portanto, fazer o que se ‘brilha os olhos’ é o diferencial para aqueles que querem ser destaque nas suas áreas de atuação.
Além disso, por que não ir trabalhar em outro Eetado, quando você terminar a faculdade? Reflita e converse com pessoas que são referências para você em suas profissões, e que são apaixonadas pelo que fazem. Você verá a diferença dos resultados quando se fala em prazer e satisfação de trabalhar. E isso ninguém tirará de você.
Mas, caso você opte por Medicina, minha recomendação é que faça a experiência de um período para verificar se você se adapta, assim terá base para comparar com seus objetivos na Veterinária.
Boa sorte!
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).