Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Quero dinheiro, mas não tenho vocação para esse tipo de profissão

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 21 jun 2017, 17h43 - Publicado em 30 jun 2016, 18h56

Eu sempre quis ser bem-sucedida, mas não tenho vocação para profissões que proporcionem isso. Quero ser nutricionista, mas, apesar de o mercado estar em crescimento, não é o que eu imaginei. Levando em conta o meu sonho de sucesso financeiro, devo mudar a escolha da minha profissão?
Enviado por Mylla

Por Maíra Habimorad*

Querida Mylla, entendo que sua definição de sucesso passe por ganhar bastante dinheiro. É possível construir uma carreira com alta remuneração em quase qualquer setor ou profissão. Algumas demandarão mais esforço e tempo que outras.

Quero dinheiro, mas não tenho vocação para esse tipo de profissão

Continua após a publicidade

No caso de nutrição, para conseguir ganhar muito dinheiro você provavelmente terá que explorar opções de carreira além da atuação como nutricionista autônoma, pois nesta vai demorar para construir uma marca, um nome para poder ter uma alta recompensa financeira.

Vale pensar, o que na nutrição te encanta? Pode encontrar estas características em outras profissões ou áreas de atuação? Será que o que gosta em nutrição é o tema de alimentação? Pode explorar uma carreira como Engenharia de Alimentos? Ou é a possibilidade de ajudar as pessoas? Que tal medicina com especialização em endocrinologia? Enfim, identificar quais elementos da sua escolha mais te mobilizam e pesquisar se há outras formas de atender estas expectativas e gostos em áreas que tem por natureza uma possibilidade de remuneração maior/mais rápida.

Você notará que a competitividade e demanda de esforço, estudo e investimento nestas áreas talvez seja maior também. Como dizem por aí: “Não tem almoço grátis!”

Continua após a publicidade

Por ultimo, a ��nica coisa que não recomendo é que escolha uma profissão somente pela questão financeira. Quando estamos no início de carreira, temos pouca experiência e repertório de vida e nesta fase é mais fácil cair na cilada de sonhar o sonho do outro. Ganhar muito dinheiro é o sonho de muita gente e realmente te convido a pensar se este é o seu sonho mais importante. Digo isso não porque não gosto de dinheiro, mas para refletir qual o significado do dinheiro para você.

 

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Quero dinheiro, mas não tenho vocação para esse tipo de profissãoO Guia do Estudante acaba de começar uma parceria com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.

Publicidade
Quero dinheiro, mas não tenho vocação para esse tipo de profissão
Mundo do Trabalho
Quero dinheiro, mas não tenho vocação para esse tipo de profissão
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.