Serei enfermeira, mas não gosto do meu ambiente de trabalho. O que devo fazer?
Orientador profissional esclarece
Estou terminando o curso de Enfermagem e gosto de trabalhar cuidando de pessoas, porém o ambiente construído ao longo do tempo por alguns desses profissionais não me faz sentir bem. São pessoas querendo derrubar umas às outras, querendo ser as melhores. Estava pensando em fazer um outro curso onde o ambiente de trabalho fizesse sentir-me melhor. Gosto de desenhar, gosto de resolver cálculos, gosto de ajudar os outros e ensinar o que sei. Também gosto de todo tipo de esporte, de dançar… Gostaria de saber a opinião de vocês. Devo seguir a carreira de Enfermagem e tentar mudar essa realidade, ou devo procurar um novo curso? Nesse último caso, qual a profissão que vocês acham que eu me encaixo de acordo com essas características descritas?Enviado por Analini Silva
O exercício profissional impõe por vezes certos obstáculos que podem parecer difíceis, como parece ser sua impressão sobre o ambiente de trabalho. Esta impressão foi construída pela sua prática direta da enfermagem?
– Saiba mais sobre o mercado de trabalho de Enfermagem na Guia de Profissões do GE
Se for, considere que os grupos de trabalho têm história própria em função das características da instituição, da forma como o trabalho está organizado, na condução da equipe por parte de lideranças mais ou menos democráticas, pelo grau de satisfação dos profissionais em função da remuneração, carga de trabalho, divisão de tarefas, relativa liberdade de ação. Nesse sentido, considere a possibilidade de buscar alternativas quanto ao vinculo de trabalho em organizações com outra cultura organizacional. Considere também que a discussão desses obstáculos coletivamente pode promover melhorias nas relações profissionais e pessoais.
É possível que sua compreensão sobre a forma de relacionamento no ambiente de trabalho esteja também pautada pelo que você vivencia em sua formação universitária ou em opiniões de profissionais com que tem contato. De toda forma, diante da identificação que demonstra ter com a profissão, busque terminar a graduação e procure ampliar suas referências por meio de profissionais mais experientes e pense, inclusive, na possibilidade de alguma especialização.
Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Enfermagem é a profissão que eu quero?
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste