Alexandre Carmo
“Olá, uma pessoa introvertida pode trabalhar com Estatística? No mercado financeiro? Ou seria melhor escolher outra profissão?”
Por JULIANA RISSARDI,
sócia-consultora da People & Results
Oi, Alexandre,
Com certeza uma pessoa introvertida pode trabalhar no mercado financeiro, ainda mais como estatístico. Essa é uma das profissões indicadas para quem é mais reservado e prefere fazer as coisas mais sozinho e concentrado.
No entanto, é importante ressaltar que o mercado de trabalho tem muitas opções para o introvertido. Aliás, ser introvertido é uma característica de muitos que trabalham com tecnologia, desenvolvimento de softwares, plataformas, sistemas e afins.
Recomendo que você assista ao vídeo do TED (plataforma de vídeos de assuntos variados do mundo todo com diversos especialistas) em que eles falam do ‘poder dos introvertidos’ Link de acesso
E também recomendo a leitura do livro da mesma autora, Susan Cain, chamado O Poder dos Quietos’
Espero que te traga ainda mais segurança para suas escolhas de carreira.
Sucesso!
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).