Estou há 2 anos e meio cursando Medicina e até agora não senti prazer na faculdade. Na verdade, fico muito estressada e entediada. Meus testes vocacionais apontam para a área de Comunicação e Artes. Já pensei em mudar para Publicidade ou Artes Plásticas, mas fico com medo de me arrepender. Acho lindo o papel social do médico, além da independência e autossuficiência da profissão. Mas prazer, mesmo, ainda não senti.Enviado por Daniela Silva
Colocar-se diante da possibilidade de mudar de curso é difícil; talvez ainda mais em seu caso por conta da dificuldade de ingresso em Medicina e da possível repercussão positiva no meio familiar e dos amigos.
– Dez fatos sobre o curso e a carreira de Medicina
– Conheça as 19 profissões da área de saúde
Realize a reflexão por etapas. Inicialmente reflita extensa e profundamente sobre a opção de abandonar ou não medicina. Considere que raramente os primeiros anos de um curso de graduação são extremamente atrativos já que apresentam conteúdos introdutórios, básicos, distantes da prática.
Procure assistir a algumas aulas de anos mais adiantados, converse com colegas que estão em séries posteriores. Dialogue com professores e com profissionais. Exponha suas dúvidas para trocar experiências e identificar formas de superação da ansiedade que eventualmente também tiveram.
Perceba que você identifica elementos positivos na profissão. Se não estiver totalmente segura da mudança, não a faça; você poderá se frustrar novamente já que alguma dúvida ainda resta.
Não se apoie apenas nos testes. Reflita você mesma, converse com as pessoas mais próximas; se precisar consulte um especialista em orientação vocacional.
Leia mais:
– Medicina foi a escolha certa para mim?
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?