Não quero ser advogada de porta de cadeia, mas gosto de Direito. O que eu faço?
Orientador profissional esclarece
Já comecei a faculdade de administração, mas fugi por causa da matemática. Comecei Engenharia de Petróleo e Gás, mas também fugi por causa da matemática e da fortuna que era a mensalidade. Quero uma profissão que me garanta um emprego e, principalmente, um salário razoável! Gosto de Psicologia, mas tenho medo de não conseguir um bom emprego, pois há excesso de formados na área. Gosto também de Direito, mas não quero ser advogada de porta de cadeia e acho que vou tremer no tribunal na hora de defender meu cliente. Mesmo assim, minha preferência é Direito, pelo salário e pela facilidade de arrumar emprego.Enviado por Anônimo
Você também pode fazer concursos. Além disso, tanto em Direito como em Psicologia, a maior parte dos profissionais trabalha como autônomo. Ou seja, negociam a prestação de serviços diretamente com quem solicita, tornando a remuneração bastante variável (de acordo com fatores como o reconhecimento e competência do profissional).
Você conhece bem as duas formações? Sabe que o advogado pode se especializar em diversas áreas, como direito público, penal, civil, tributário e familiar? O psicólogo também pode se especializar em terapia, em área hospitalar, em neuropsicologia, em esporte, em escolas e outros setores.
Pesquise na internet sites que apresentam as estruturas curriculares dos cursos e de regulação profissional (como o da Ordem dos Advogados do Brasil e dos Conselhos de Psicologia). Você terá informações que poderão ajudá-la a escolher.
– Guia de Profissões: Psicologia