O que paralisa um povo que tem seu país invadido e seus bens saqueados? Como o racismo é importado para um país de maioria negra – e quais são as justificativas que permitem perpetuá-lo? Ao longo dos oito contos de “Nós Matamos o Cão Tinhoso!”, o escritor moçambicano Luis Bernardo Honwana debate todos estes temas, praticamente sem mencioná-los.
Ele conta a história de um grupo de meninos obrigado a matar um cão doente e sarnento que circulava nos arredores da escola. A jornada de um menino que tenta descobrir porquê a palma da mão dos pretos é branca. A de um homem idoso que fica imobilizado quando a filha é violentada por um capataz, e tantas outras. Em cada uma delas, o leitor é convidado a conhecer e compreender como operava a sociedade moçambicana sob o domínio português e às vésperas de uma revolução.
Neste episódio do Marca Texto, Fernando Marcílio, professor de literatura do Curso Anglo, destrincha cada conto do livro e revela as mensagens por trás dessas narrativas.
MARCA TEXTO: OUTROS EPISÓDIOS DA LISTA DA FUVEST
João Guimarães Rosa – Campo Geral
Gregório de Matos – Poemas Escolhidos
Machado de Assis – Quincas Borba
Carlos Drummond de Andrade – Alguma Poesia
Cecília Meireles: Romanceiro de Inconfidência
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.