Quando idealizou o que mais tarde se tornaria ‘Mensagem’, seu único livro publicado em vida, Fernando Pessoa tinha grandes ambições: sonhava com um novo ‘Lusíadas’, que narrasse os feitos e a grandeza de Portugal. Com ares epopéicos em pleno modernismo, Pessoa deu à ‘Mensagem’ a complexidade e ambiguidade próprias de sua literatura.
Mesmo inserido em um movimento artístico e literário que se propunha romper com antigos padrões, o autor português quis olhar para trás, e em três partes – Brasão, Mar Português e Encoberto – falou dos heróis e dos mitos de seu país, das grandes navegações, dos tempos áureos e também da decadência de seu país.
Neste episódio do Marca Texto, o professor Eduardo Cabulcci disseca as temáticas e a forma de ‘Mensagem’, fala do contexto em que a obra foi publicada e responde, afinal, qual é a mensagem deixada por Fernando Pessoa nesta que se tornou uma das maiores obras da literatura portuguesa.
MARCA TEXTO: OUTROS EPISÓDIOS DA LISTA DA FUVEST
João Guimarães Rosa – Campo Geral
Gregório de Matos – Poemas Escolhidos
Machado de Assis – Quincas Borba
Carlos Drummond de Andrade – Alguma Poesia
Cecília Meireles: Romanceiro de Inconfidência
Bernardo de Carvalho: Nove Noites
MARCA TEXTO: OUTROS EPISÓDIOS DA LISTA DA UNICAMP
Luís de Camões – Sonetos Escolhidos
Racionais MC’s – Sobrevivendo no Inferno
Fernando Pessoa – O Marinheiro
Júlia Lopes de Almeida – A Falência
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.