Ciência sem Fronteiras inscreve para programa de doutorado sanduíche
Projeto visa apoiar estudantes de doutorado interessados em fazer aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese no exterior
O Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para estudantes de pós-graduação interessados em fazer um Doutorado Sanduíche em universidades do exterior. O objetivo é apoiar os alunos de doutorado a usufruir da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese em um país à sua escolha, por meio de uma bolsa de estudos de 06 a 12 meses.
Entre os pré-requisitos para participar, é preciso que o estudante esteja formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil, reconhecido pela CAPES, tenha conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino, anuência do coordenador do curso de pós-graduação e dos orientadores no País e no exterior e não possua outras bolsas concedidas com recursos do Tesouro Nacional. Tanto brasileiros como estrangeiros com visto permanente no Brasil podem concorrer.
O projeto de pesquisa deve estar enquadrado nas áreas contempladas pelo Programa Ciência sem Fronteiras. O orientador da instituição de destino deve ser pesquisador com produção acadêmica consolidada e relevante para desenvolvimento complementar da tese de doutorado.
Os benefícios recebidos pelo bolsista selecionado serão abatimento das mensalidades, calculadas conforme Tabela de Valores de Bolsas no Exterior, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, exceto a candidatos residentes no exterior, Seguro-Saúde, taxas escolares, se exigidas pela instituição e Taxas de Bancada, caso necessário.
Os candidatos serão selecionados em função de seu currículo, do currículo do orientador no exterior, do mérito da proposta, do conceito internacional do grupo de pesquisa no exterior.
Para saber mais sobre as normas de participação e documentos necessários, consulte o site do Ciência sem Fronteiras.
LEIA MAIS