Continua após publicidade Pós-Graduação Dicas para quebrar o gelo na hora de fazer networking Saiba como começar (e manter) uma boa conversa profissional sem passar por constrangimentos Por Ana Carla Bermúdez Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 14 abr 2016, 18h14 (/) 1/10 Puxar o assunto com alguém que você não conhece - seja no trabalho ou em um evento corporativo - já é por si só uma tarefa difícil. Começando da modo ou com o assunto errado, as chances de algum momento constrangedor acontecer aumentam muito. Veja, a seguir, algumas dicas para aproveitar o momento e a maneira certas de investir no networking. (Imagem: iStock) ()2/10 Dar um sorriso, dizer seu nome e trocar um aperto de mãos às vezes pode te levar longe. Além disso, a maneira mais fácil de conhecer alguém - seja em um evento, uma palestra ou mesmo no ambiente de trabalho - e oferecer um aperto de mãos e dizer olá, eu sou o João. (Imagem: iStock) ()3/10 Em um evento, essa pergunta ajuda a começar uma conversa envolvente com facilidade, sem que você tenha a impressão de estar em uma conversa de elevador esquisita. Isso porque ela abre a oportunidade de os dois lados falarem um pouco sobre si mesmos e encontrarem pontos de carreira em comum, o que é exatamente o objetivo de quem está participando de um congresso ou evento de networking, por exemplo. (Imagem: iStock) ()4/10 Em uma palestra, workshop ou congresso, ao invés de fazer as clássicas perguntas qual o seu nome? e o que você faz?, experimente perguntar para alguém o que o motivou a comparecer ao evento. A resposta para essa pergunta pode te dar a oportunidade de enxergar os objetivos de carreira dessa pessoa - o que aumenta as chances de você encontrar alguém realmente interessante para a sua rede de contatos. (Imagem: iStock) ()5/10 Se você realmente gostar de algo que alguém estiver vestindo, não hesite em fazer um elogio - mas sempre de uma forma educada e apropriada, obviamente. A pessoa irá se sentir lisonjeada e você pode engatar uma conversa divertida perguntando onde ela comprou esse item. Mas atenção, não finja e nem faça falsos elogios - muitas pessoas percebem facilmente quando o outro não está sendo sincero, e isso pode fazer com que você soe arrogante, por mais que sua intenção tenha sido boa. (Imagem: iStock) ()6/10 Deixar as pessoas usarem seus conhecimentos para lhe ajudar faz com que elas se sintam mais dispostas a se conectar com você. Vale pedir a opinião de alguém sobre algum projeto do trabalho ou até mesmo sobre que carro novo comprar: o importante é ser genuíno e realmente refletir sobre o conselho que a outra pessoa der para você. (Imagem: iStock) (istock/iStock)7/10 Conversas tendem a fluir em torno de experiências em comum, então nada mais simples do que trazer à tona o que você e os frequentadores do evento têm em comum: o que está acontecendo ao seu redor. Perguntar para alguém sobre o palestrante, os expositores ou até mesmo sobre os restaurantes mais próximos é uma boa maneira de iniciar uma conversa. (Imagem: iStock) (istock/iStock)8/10 Apesar de cair um pouco para o lado pessoal, perguntar para uma pessoa o que ela faz para se divertir quando não está trabalhando ainda é profissionalmente aceitável. Conversar sobre hobbies traz mais leveza e humor para a conversa - além disso, você pode estabelecer uma conexão real com a outra pessoa. (Imagem: iStock) ()9/10 Já que é normal se sentir um pouco perdido em eventos ou feiras que você nunca frequentou, use essa experiência de uma maneira positiva. Procure alguém que pareça estar mais habituado ao ambiente e peça dicas de como aproveitar melhor a ocasião ou pergunte que resultados essa pessoa já teve frequentando um evento como esse. (Imagem: iStock) (istock/iStock)10/10 Certifique-se de dar uma olhada nas manchetes do dia para que, sempre que preciso, você possa manter-se no assunto do dia - especialmente se os acontecimentos afetarem o seu trabalho de alguma forma. (Imagem: iStock) () Mais lidas1Atualidades Enem laranja: preenchimento de cor errada no gabarito não será punido2 Independente ou independentemente?Dicas de estudonetworkingprofissional Publicidade