FAPESP faz acordo com órgão da Alemanha para apoiar pesquisas
Iniciativa é aberta a pesquisadores de universidades, de institutos de pesquisa e do setor industrial, no Estado de São Paulo e na Alemanha, para estudos na área de Bioeconomia
Para reiterar o acordo de cooperação entre a FAPESP e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), foi anunciada a primeira chamada de propostas para apoio à pesquisa, aberta a pesquisadores de universidades, de institutos de pesquisa e do setor industrial, no Estado de São Paulo e na Alemanha, para estudos na área de Bioeconomia.
As propostas submetidas deverão ser preparadas em conjunto pelos pesquisadores de São Paulo e da Alemanha participantes. No Estado de São Paulo, são elegíveis pesquisadores que atendam aos critérios de elegibilidade de Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
Serão recebidas as propostas que se enquadrem em algum dos seguintes tópicos de pesquisa: Agricultura sustentável; Produção de alimentos: processamento e embalagem de alimentos, com foco em processos e materiais sustentáveis (que economizem energia e reduzam perdas); e Conversão/processamento de biomassa derivada de produtos não alimentícios em bioprodutos.
O financiamento solicitado nas propostas deverá ser utilizado para cobrir despesas de pesquisa e de mobilidade, de acordo com as normas de cada instituição. Os projetos de pesquisas selecionados poderão durar até 36 meses. As propostas deverão ser submetidas simultaneamente à FAPESP (em formulários de papel) e à BMBF (online).
As propostas devem ser enviadas até 26 de junho de 2015. Mais informações (em inglês) na página do programa.
LEIA MAIS