O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) oferece a estudantes brasileiros a oportunidade de realizar pesquisa acadêmica em universidades japonesas, sendo possível, também, prorrogar a bolsa para um mestrado e/ou doutorado. Para aqueles que ainda não têm o domínio da língua japonesa, será ministrado, um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa no Japão.
Para participar do programa o candidato deve ser residente e domiciliado na jurisdição do Consulado Geral do Japão em SP (SP, MT, MS e Região do Triângulo Mineiro), ter até 34 anos, formação universitária em qualquer área e interesse pela cultura e língua japonesa. A previsão de início da pesquisa é para abril ou outubro de 2017, com duração de dois anos. Os benefícios incluem bolsa no valor de 143.000 ienes mensais, passagem aérea e isenção de taxas escolares.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita no mês de maio, no Consulado Geral do Japão, na Av. Paulista, 854 – 3°andar – SP (Depto. Cultural) pessoalmente ou por meio de procuração. A seleção será feita por meio de exame de línguas (inglesa ou japonesa) e entrevista .
Para mais informações sobre os documentos necessários para inscrição, consulte o site do Consulado Geral do Japão.
LEIA MAIS