Ciências Contábeis
Saiba de que maneira atuar como contador e conheça os detalhes dos cursos de Ciências Contábeis
É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões.
Acompanha alterações na política tributária, registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. Numa empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio.
Algumas atividades são exclusivas deste profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
Fique de Olho
PROCURAM-SE CONTADORES
A Contabilidade é uma das profissões que mais crescem no mundo. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), só no Brasil, existem 348 mil contadores registrados em 61 mil empresas de contabilidade. A demanda por profissionais aumentou muito nos últimos anos, e os 1,2 mil cursos do país não estão dando conta de suprir o déficit de profissionais existente no mercado. Além disso, desde 2015 somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes, técnicos em contabilidade também podiam solicitar o documento.
EXAME OBRIGATÓRIO
Para obter o registro profissional e exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência, obrigatório desde 2011. Para se inscrever na prova é preciso ter concluído o curso ou estar cursando o último ano da graduação em Ciências Contábeis. São realizados dois exames por ano no país. No primeiro de 2017, 47 mil candidatos participaram da prova e 25% foram aprovados. O exame é composto de 50 questões objetivas, e é preciso acertar metade da prova. A taxa de inscrição em 2017 foi de R$ 110. Mais informações estão disponíveis neste site.
O que você pode fazer
Auditoria: fiscalizar as contas de uma empresa, instituição pública ou não governamental, conferindo uma amostragem dos registros e dados em livros contábeis e balanços.
Contabilidade ambiental: controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
Contabilidade gerencial: registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando suas transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.
Ensino: dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil.
Perícia contábil: analisar o conjunto completo das operações financeiras de um estabelecimento em busca de informações que evidenciem se houve ou não erro ou fraude patrimonial e fiscal.
Planejamento e controladoria: analisar ações de diversas áreas da empresa e propor medidas com o objetivo de equilibrar as contas e melhorar a rentabilidade do negócio.
Mercado de Trabalho
O mercado para este bacharel tem se mantido aquecido desde 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade. Outros fatores que elevam a procura são a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados. Escritórios de consultoria e empresas contratam o bacharel para trabalhar na área tributária e na tesouraria. E escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais.
Os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento e para reduzir riscos e fraudes. Também é possível atuar como autônomo ou no setor público.
O mercado valoriza profissionais com visão gerencial e capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. O domínio do inglês é um diferencial. Há vagas em todo o país.
Curso
O primeiro ano é ocupado principalmente com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia, direito e administração. Em seguida, é a vez das disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito, planejamento tributário, auditoria e perícia.
O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografa de conclusão do curso.
Atenção: A FSA-SP oferece o curso de Ciências Contábeis e Atuariais; outras têm ênfase em determinadas áreas, como informática (Cesupa-PA) e controladoria e tributos (PUC-RS).
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Ciên. Contábeis e Atuariais; Contabilidade.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado