Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Teatro

O bacharel entende profundamente das técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e interpretação

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 14 Maio 2019, 15h13 - Publicado em 12 Maio 2012, 14h05
Teatro
(GE/Guia do Estudante)

Este bacharel entende profundamente das técnicas de criação de espetáculo, interpretação, direção e montagem. Atua como ator, dramaturgo, iluminador, figurinista, diretor de arte e diretor em espetáculos teatrais, filmes, séries para  a TV, webséries e outras encenações.

Pode dar aulas de interpretação, montar espetáculos para eventos corporativos, encenar aulas para cursos de educação à distância, organizar vivências em ações dos departamentos de recursos  humanos de empresas privadas.

O licenciado ministra aulas de teatro para alunos dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos livres.

Fique de Olho

DIREÇÃO DE ARTE

A UFG oferece bacharelado em Direção de Arte, que engloba cenografia, iluminação, figurino, fotografa, trilha sonora, maquiagem, confecção de máscaras, bonecos e formas animadas. O foco é em elementos técnicos e estéticos da composição audiovisual de espetáculos cênicos, cinema e televisão.

ESTÉTICA E TEORIA DO TEATRO

Já o bacharelado em Estética e Teoria do Teatro, da Unirio (RJ), forma pesquisadores que devem ser capazes de pensar o teatro sob as perspectivas crítica, historiográfica e estética e relacioná-lo a outras formas de arte. Para isso, o curso é estruturado em três eixos: crítico-conceitual, cênico-dramatúrgico e memória/história e arquivo.

O que você pode fazer

Arteterapia: usar a interpretação como ferramenta para auxiliar no bem-estar de pessoas com problemas psicológicos ou emocionais.

Cenografia: conceber o cenário, os objetos e os móveis usados em cena, cuidando das cores e da iluminação, a fim de caracterizar uma época ou um ambiente específico.

Direção teatral: coordenar todos os elementos envolvidos em uma encenação, da escolha do elenco e definição do figurino à orientação dos atores durante os ensaios.

Dramaturgia: redigir peças teatrais, seriados, telenovelas, trabalhando individualmente ou em grupo. Adaptar textos documentais, cinematográficos ou literários para a linguagem e as técnicas de teatro, de cinema ou de TV.

Dublagem: dar voz a personagens de animação ou substituir a fala de personagens de filmes de língua estrangeira, empregando a entonação adequadas a cada emoção.

Ensino: dar aulas de interpretação em escolas de ensinos Fundamental e Médio (com licenciatura) ou em cursos livres.

Figurino e indumentária: escolher, elaborar e produzir o vestuário utilizado no cinema, no teatro e na TV.

Interpretação: representar um personagem no teatro, na TV, em publicidade ou no cinema.

Produção: viabilizar a exibição de peças ou espetáculos, obtendo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando os recursos necessários para a apresentação.

Teoria teatral: estudar aspectos teóricos e práticos das artes cênicas a fim de escrever livros didáticos ou fazer crítica teatral.

Mercado de Trabalho

A lei federal aprovada em 2016 que obriga o ensino de teatro dentro da disciplina de artes nas escolas de ensino básico fez crescer o campo de trabalho para aqueles que têm licenciatura na área. Outra opção é dar aulas em cooperativas ou em projetos sociais de ONGs e associações.

Como o curso dá direito ao registro profissional (DRT), o licenciado ainda pode atuar nas áreas de teatro, televisão, cinema, dublagem e publicidade. Já os bacharéis costumam ingressar em grupos teatrais ou produzir as próprias peças.

Podem se especializar em iluminação ou preparação corporal e vocal. Hoje muitos criam seus próprios canais na internet e produzem suas séries. “As produções cômicas costumam ter um apelo maior na rede”, diz Daves Otani, coordenador do curso de Teatro da Faculdade de Teatro do Centro de Artes e Educação Célia Helena.

As secretarias de Educação de prefeituras e estados contratam o profissional para montar estruturas educacionais e artísticas e desenvolver projetos de fomento ao teatro. A lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a manter uma cota de programas nacionais, sancionada em 2011, aumentou o número de vagas de trabalho, principalmente em produtoras independentes de vídeo.

O mercado corporativo caiu um pouco em relação a anos anteriores, mas continua uma boa opção. As empresas contratam atores para encenar espetáculos em eventos externos, como convenções, ou internos, como atividades de treinamento profissional com o objetivo de motivar as equipes.

As regiões Sudeste e Sul, principalmente o eixo Rio-São Paulo, concentram as melhores oportunidades de trabalho. Mas o mercado cresce também em outras capitais do país e em cidades do interior, de médio e grande portes.

Curso

O vestibular inclui provas de aptidão, em que o candidato deve demonstrar que leva jeito para a arte de representar. As  licenciaturas formam professores para a Educação Básica e para cursos livres.

O bacharelado é mais voltado para  quem pretende seguir a carreira artística. Ele oferece disciplinas teóricas e práticas, com aulas de técnica vocal, expressão corporal e interpretação dramática.

A maioria das escolas tem laboratórios para aulas de interpretação,  direção e dramaturgia. Para obter o diploma, a realização de estágio e a entrega de um trabalho de conclusão de curso são exigidos em alguns cursos.

Atenção: em algumas instituições, você deve optar, ainda no vestibular, por uma habilitação específica, como direção, cenografia, indumentária ou interpretação.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Arte (teatro); Artes Cênicas; Atuação Cênica; Cenografia e Indumentária; Dir. de Arte; Dir. Teat.; Educ. Art. (artes cênicas); Estética e Teoria do Teatro.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Publicidade
Teatro
Mundo do Trabalho
Teatro
O bacharel entende profundamente das técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e interpretação

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.