Dança
O bacharel e o tecnólogo podem criar e dirigir espetáculos de dança e musicais para teatro, cinema ou Tv
O bacharel e o tecnólogo podem criar e dirigir espetáculos de dança e musicais para teatro, cinema ou TV. Em qualquer uma dessas atividades, ele emprega os movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, com a finalidade de narrar uma história ou expressar uma ideia ou emoção.
O profissional pode trabalhar, ainda, especificamente em coreografa, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Hospitais, centros de recuperação de acidentes e até instituições penais costumam contratar este bacharel para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e pessoas com deficiência física e mental.
Para atuar como bailarino profissional, é preciso atestado de capacitação profissional fornecido pelos sindicatos da categoria. Para obter o documento, é necessário passar por uma análise de currículo e uma prova prática. Quem faz licenciatura está habilitado a dar aulas de dança ou de expressão corporal na Educação Básica ou em cursos livres.
O que você pode fazer
Bailado: interpretar um papel em um espetáculo de dança individual ou coletivo.
Coreografa: planejar e definir a sequência de movimentos que serão executados pelos bailarinos.
Direção: criar e coordenar apresentações de balé. Escolher e dirigir os dançarinos e definir com os assistentes a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo.
Ensino: com licenciatura, dar aulas de dança em escolas de ensinos Fundamental e Médio, além dos cursos livres.
Expressão corporal: fazer treinamentos e dar oficinas de técnicas corporais de desinibição em empresas, hospitais, clínicas, escola de atores, etc.
Produção: viabilizar a exibição de espetáculos de dança, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando os materiais necessários para a sua realização.
Mercado de Trabalho
Uma lei federal sancionada em maio de 2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis de Educação Básica, deve aquecer o mercado para esse profissional. Escolas públicas e privadas têm até 2021 para se adequarem à medida.
A maioria dos grandes musicais montados hoje no Brasil exige que os integrantes do elenco tenham formação universitária. Tanto o bailarino, quanto o coreógrafo, encontram trabalho em companhias de dança e grupos de balé para TV e cinema, mas a crise econômica e os cortes em incentivos fiscais atingiu os grandes corpos de baile e paralisaram projetos de grandes espetáculos.
Assim que a economia reaquecer, a tendência é que os patrocínios ressurjam. O mercado corporativo também contrata o profissional para vivências e treinamento de equipes. Há oportunidades ainda no setor de saúde, auxiliando médicos e fisioterapeutas na elaboração e na aplicação de terapias de reabilitação.
Curso
O bacharelado forma profissionais habilitados a participar de espetáculos e a pesquisar novas linguagens na dança, com disciplinas práticas de técnicas de dança, música, voz e acrobacia, e teóricas, como comunicação e expressão, anatomia e psicologia.
Já a licenciatura, que é a titulação da maior parte dos cursos, qualifica para o ensino e conta com matérias específicas da área, como fundamentos da ação pedagógica e gestão em ambientes educativos. Na maioria das instituições, ao final do curso, o aluno deve apresentar uma monografia ou produção em dança.
Atenção: a UFRJ oferece o bacharelado em Teoria da Dança, cuja proposta é formar pesquisadores e críticos dessa arte.
Duração Media: 4 anos.
Outro nome: Teoria da Dança.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado