Ciência da Computação
Tire as suas dúvidas e conheça as áreas de atuação, o mercado de trabalho e as instituições de ensino que oferecem o curso de Ciência da Computação
O bacharel da Ciência da Computação trabalha, fundamentalmente, na elaboração de programas de informática, para computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Analisa as necessidades dos usuários, desenvolve softwares e aplicativos, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. Cria ferramentas de informática, dos softwares mais básicos, como os usados para controle de estoques, até os mais complexos sistemas de processamento de informações.
Também dá assistência aos usuários, manutenção a redes de computadores e a conexões com a internet. Pode, ainda, implantar e gerenciar bancos de dados e instalar sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede.
Dúvida do vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?
Embora os três bacharelados tenham uma base forte em matemática e contato com áreas da computação, como programação, banco de dados e sistemas operacionais, o foco de cada um deles é diferente: desenvolver novos programas e softwares para várias plataformas (Ciência da Computação), desenvolver máquinas e hardwares (Engenharia da Computação) e desenvolver processos na área de informática (Sistemas de Informação).
Você também pode entender as diferenças a partir de um smartphone: se você gostaria de instalar aplicativos e adoraria desenvolver seus próprios programas, provavelmente Ciência da Computação seja o seu caminho. Mas se a sua vontade é desmontar o aparelho, entender e pesquisar o que tem lá dentro (hardware), então considere Engenharia de Computação. Agora, se você prefere lidar com pessoas, gerenciar grupos de conversa e processos, Sistemas de Informação pode ser uma boa opção.
O que você pode fazer
Banco de dados: desenvolver programas de computador que organizam, classificam e indexam informações.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos: elaborar programas, dentre eles jogos de computador e celulares.
Marketing e vendas: divulgar e vender software e hardware. Analisar e planejar novos produtos.
Suporte: assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.
Mercado de Trabalho
A área que oferece mais empregos é a de sistemas de informação, no desenvolvimento de softwares específicos. Conhecimentos como datacenter, big data, segurança cibernética, internet das coisas, nuvem e mobilidade são competências buscadas pelos recrutadores.
O desenvolvimento de aplicativos também está em alta. Isso porque os meios digitais podem ser uma importante ferramenta de negócios para expansão de vendas. Por meio da análise de perfil dos usuários, a empresa pode criar promoções direcionadas para diferentes públicos-alvo. Nesse caso, espera-se do profissional capacidade de testar nas plataformas móveis (Android e IOS).
O bacharel pode, também, dedicar-se à análise de problemas e soluções, como gerenciamento de dados em instituições financeiras e informatização de folhas de pagamento. Um dos profissionais mais procurados pelas empresas para assumir o cargo de gerente de TI é o cientista da computação. Junto com a equipe, ele é responsável pela infraestrutura de tecnologia da companhia, cuidando de help desks, backup de dados, redes de telefonia e segurança.
Com a ascensão do comércio eletrônico, uma área aquecida é a de Arquitetura de Sistemas, em que o profissional dá suporte à usabilidade e facilidade de obtenção de informação em websites, intranets e comunidades online em tempo real.
Curso
Exige facilidade para raciocínios abstratos e para envolvimento com verdadeiras maratonas de cálculos.
As disciplinas básicas incluem matemática, eletricidade e fundamentos da computação. Fique preparado para atuar com atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão, particularmente no domínio do idioma inglês. linguagens de programação, sistemas de hardware e software, banco de dados, redes, robótica e computação gráfica também fazem parte do currículo.
A maioria dos cursos inclui na grade curricular disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão exige-se uma monografia.
Duração média: 4 anos.
Outro nome: Comput.