O químico estuda a matéria, sua composição e suas propriedades. Analisa substâncias e compostos, identifica suas características físico-químicas, como dureza ou toxicidade. Investiga como os compostos reagem às variações de pressão e temperatura, entre outros fatores.
Em indústrias químicas, pesquisa, por exemplo, novos materiais, supervisiona a produção e aplica testes de qualidade. Além disso, esse profissional elabora projetos de instalações industriais e faz a manutenção de equipamentos.
Fique de Olho
VÁRIAS OPÇÕES PARA QUÍMICA
Grande parte dos mais de 400 cursos de Química no país são licenciaturas. A maioria não tem habilitação. Entre os que têm enfoque específico, destacam-se os de Química industrial e Tecnológica. Outros são focados em um setor específico, como petróleo (UFRN) e ambiente (UFT, UFV-MG e Unesp Bauru e São José do Rio Preto).
A USP, em São Carlos, São Paulo e Ribeirão Preto, oferece as ênfases ambiental, tecnológica, alimentos, biotecnologia, forense, materiais, bioquímica e biologia molecular. A Unicamp tem licenciatura integrada em Química e Física.
O que você pode fazer
Ensino: dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.
Química ambiental: realizar vistorias, perícias, avaliações e pareceres e organizar medidas de conservação ambiental. Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais. Monitorar e controlar riscos de contaminação.
Química de alimentos: atuar no controle de qualidade, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos em indústrias alimentícias. Pesquisar a composição química de alimentos.
Gestão da Qualidade: desenvolver e aplicar sistemas e ferramentas para a gestão de qualidade e controle em Química.
Materiais: propor novos métodos de síntese e preparação de materiais para a engenharia e outros setores.
Pesquisa: trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo.
Química forense: realizar perícias e testes a partir de evidências, como impressão digital, para a resolução de crimes.
Química industrial e tecnológica: desenvolver produtos e tecnologias para a indústria relacionadas a composição, propriedades e transformações de substâncias.
Mercado de Trabalho
As áreas de atuação do químico são variadas: petroquímica, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, fertilizantes, tintas, cosméticos, tratamento de água, esgoto e saneamento. Por ter um mercado amplo de atuação, ele encontra boas oportunidades de trabalho.
O setor de petróleo é um dos que demandam bacharéis, contratados para fazer o desenvolvimento de químicos usados nos processos de exploração de óleo e gás. Há boa procura por profissionais para a elaboração de laudos relativos a controle ambiental e de qualidade, de higiene sanitária e de análises clínicas. Outra possibilidade é atuar em marketing e vendas, conduzindo a negociação de produtos químicos. Um setor aquecido é o de pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis e de produtos químicos renováveis, como o plástico verde, obtido a partir do etanol.
As oportunidades estão nos polos petroquímicos de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul e no polo químico de Suape (PE). Há carência de professores de ciências naturais em todo o país, o que aumenta a demanda pelo licenciado. Segundo o Censo Escolar 2016, do Inep, 60% dos professores de química no Ensino Médio têm formação adequada à disciplina. Mas as demais vagas são ocupadas por licenciados de outras áreas, por bacharéis em química ou por profissionais sem formação superior.
Curso
O bacharelado dá formação generalista nas quatro grandes áreas da Química – orgânica, inorgânica, analítica e físico-química –, com aulas teóricas e em laboratório. A partir do terceiro ano, o aluno vê cinética química, química experimental, análise de solo e bioquímica.
Quem faz licenciatura cursa disciplinas pedagógicas.
Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Ciên. (quím.); Ciên. da Natureza (quím.); Quím. Amb.; Quím. com Atribuição Tecnol.; Quím. de Alim.; Quím. do Petr.; Quím. Forense; Quím. Ind.; Quím. Tecnol.; Quím. Tecnol. e Ind.; Quím./Fís. (quím.).
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado