Comunicação Organizacional
É o profissional que cuida do planejamento e da gestão da comunicação em uma empresa, pública, privada ou do terceiro setor
É o profissional que cuida do planejamento e da gestão da comunicação em uma empresa, pública, privada ou do terceiro setor.
Cabe a ele executar ações de interação entre a organização e seus diversos públicos – consumidores, clientes e funcionários. Também define estratégias para manter a boa imagem da empresa e de seus produtos, e gerencia crises associadas à comunicação. Planeja e supervisiona a produção de peças publicitárias de divulgação, informes à imprensa, newsletters para os consumidores e material interno, destinados aos funcionários, como vídeos, folhetos, cartazes e revistas.
Responde pela corporação às solicitações da imprensa (TV, rádio, jornal, revista ou veículos da web). No âmbito administrativo, controla o fluxo de informações, disponibilizando-as para gestores tomarem decisões. Atua em parceria com o profissional de Relações Públicas, o jornalista ou o publicitário.
Dúvida do vestibulando
QUAL A DIFERENÇA ENTRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS
O curso de Relações Públicas foca na relação organização/público e se concentra em compreender como a opinião pública percebe determinada organização ou como os assuntos públicos afetam a atuação da empresa.
Já a Comunicação Organizacional é uma área mais ampla e trata da relação comunicação/organização, o que compreende também a relação com o público, mas abrange outros aspectos, como comunicação administrativa, mercadológica e gestão.
O que você pode fazer
Comunicação administrativa: planejar e coordenar o fluxo de dados dentro de uma empresa, fazendo com que eles se tornem acessíveis e funcionais na tomada de decisões.
Comunicação externa: controlar, planejar e coordenar ações para valorizar uma empresa ou marca. Fazer a ligação entre a empresa e seu público, atendendo pedidos e reclamações.
Comunicação interna: planejar a comunicação entre a empresa e seus funcionários, por meio de informativos, jornais eletrônicos, eventos ou ações de incentivo.
Comunicação mercadológica: promover ações e desenvolver estratégias para atrair consumidores.
Gestão: gerir e coordenar empresas de comunicação que prestam serviço a terceiros, planejando ações a serem tomadas, controlando a equipe que produz os materiais e os custos envolvidos no processo. Dirigir o departamento de comunicação de uma empresa.
Mercado de Trabalho
Embora enfrente a concorrência de outros profissionais, especialmente dos bacharéis em Relações Públicas e Jornalismo, o graduado em Comunicação Organizacional encontra espaço no mercado por ter um perfil mais amplo. Ele reúne características de várias outras profissões da área e pode desempenhar os cargos de gestor, consultor, assessor e pesquisador da comunicação.
Apenas duas escolas oferecem esse bacharelado: a UTFPR e a UnB. Portanto, ainda há poucos profissionais formados. A perspectiva é que nos próximos anos aumente a demanda por seus serviços.
Empresas devem contratá-lo para cuidar da interface entre a comunicação interna e externa. Órgãos públicos também já demonstram interesse pelo profissional. Assessorias de imprensa e agências de comunicação são outros possíveis empregadores.
Curso
O currículo mescla as disciplinas gerais de outras habilitações da Comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, com outras que tratam especificamente da comunicação dentro de uma organização.
Estuda-se linguagens da comunicação, marketing, edição de imagens, planejamento gráfico, criação em publicidade, técnicas de jornalismo, roteiro e direção para TV e organização de eventos. Entre as específicas, gestão em comunicação, instrumentos da comunicação organizacional, políticas de comunicação, gestão mercadológica e pesquisa e opinião de mercado.
O aluno precisa apresentar um trabalho de conclusão de curso. A UTFPR também exige a realização de estágio.
Duração média: 4 anos.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado