Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Design Gráfico

O designer gráfico tem uma ampla oferta de mercado, em diversas indústrias

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jul 2024, 15h39 - Publicado em 26 mar 2020, 19h18

Design é a palavra em inglês para desenho, do verbo latino designare, que significa traçar, apontar, mostrar uma direção. Além de se preocupar com a estética de um produto, o designer busca a sua funcionalidade. Ele cria e desenvolve projetos gráficos ou de comunicação visual, ou de concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidos em grande escala.

Ele é responsável pela criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos para marcas, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. 

O profissional escolhe as fontes que serão usadas nos textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e cria grafismos. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. 

No campo digital, elabora sites, templates, peças criativas com finalidade publicitária e veiculação online e, dependendo das suas capacidades e foco, pode desenvolver ilustrações e vídeos em motion (edição de vídeos animados e com mais elementos).

Em qualquer frente de trabalho, cabe ao designer gráfico a concepção da peça desde o momento da ideia até a criação. Para isso, ele pode utilizar sua bagagem de referências ou também o conceito de “design thinking”, que propõe soluções por meio da organização visual das ideias. 

O mercado de trabalho

Pode trabalhar em editoras, ou em pequenos escritórios de design, agências de design e de publicidade, gráficas, produtoras, ONGs e setor público ou dentro de empresas e indústrias variadas que não terceirizam seu setor de comunicação e possuam uma equipe interna para isso

Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas. É aí que está, na verdade, o maior número de ofertas no mercado. As vagas de emprego ainda se concentram nas grandes capitais. Para quem está começando, a melhor maneira de entrar no mercado é estagiar em empresas de designers gráficos, agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo.

O mercado de trabalho para o designer é bastante competitivo e possui certa informalidade. A área demanda uma constante atualização por parte de seus profissionais, que precisam dominar as principais e mais atuais ferramentas de edição do mercado. Também exige que o profissional tenha um perfil organizado, pois a criação de um conteúdo visual é feita de muitas etapas e muitos arquivos. Por fim, o ideal é que o profissional de Design Gráfico tenha bom domínio de inglês, pois muitos bancos de imagens e vídeos são do exterior. 

Salário médio: R$ 2.750, segundo pesquisa feita pela Glassdoor. Mas diretores de arte podem alçar salários bem maiores. 

O curso

O currículo do curso bacharelado valoriza a formação prática em artes e comunicação visual e é composto de disciplinas teóricas e conceituais como história da arte e do design, cinema, fundamentos da linguagem visual, novas tecnologias e fotografia. Há, ainda, aulas mais práticas como de tipografia, ergonomia, embalagem, marca e softwares de editoração. 

Vários cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial também preparam o profissional para atuar nessa área. A obrigatoriedade do estágio e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição. 

Há também uma grande oferta de cursos de Design Gráfico tecnológicos, tanto presenciais como a distância. Nesse modelo, a duração é mais curta: são dois anos de curso, com menos disciplinas teóricas e mais práticas, focadas no dia a dia do trabalho que o profissional terá. 

Além da formação inicial, a profissão de Design Gráfico oferece muitos caminhos e especializações diferentes a serem seguidas. Para isso, você pode procurar cursos livres nas principais instituições do país, como Belas Artes, ESPM, Faap e Senac, e até pós-graduações mais longas nas mesmas e outras faculdades. 

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer

Editoração 
Criar páginas de jornais, revistas, livros e folhetos, distribuindo o texto e as imagens de acordo com a linha editorial da publicação.
Programação gráfica para TV
Produzir vinhetas para emissoras e peças de publicidade.
Webdesign
Desenhar sites, interativos ou não, para a internet, considerando a melhor forma de transmitir a imagem, as informações e os serviços oferecidos pelos clientes.

Ilustração

Desenha esboços, vetores e grafismos para peça jornalísticas ou publicitárias.  

Diagramação

Monta o chamado template, que é o modelo a ser usado por todos os demais designers da equipe para uma arte específica, padronizando as que virão.

Direção de Arte

Coordena todo o processo de arte de um veículo ou equipe. No caso das agências de publicidade, o Diretor de Arte não necessariamente irá gerenciar toda uma equipe – ele pode até mesmo ser “júnior” na hierarquia – mas terá clientes específicos que serão de sua responsabilidade.

Edição de vídeos

O designer gráfico pode ainda se especializar em editoração de vídeos mais simples ou também como motion graphic designer, que nada mais é do que animação.

Tipografia

Cria tipografias, letras e fontes para serem usadas tanto digitalmente como no impresso. Ele pode ainda trabalhar artisticamente em murais físicos. 

Business Design

É o designer que atua diretamente em empresas, mesclando conceitos de Design Gráfico com Marketing. Ele irá criar uma identidade visual para a empresa, que irá conduzir todo o tom de voz utilizado pela mesma em suas peças.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

A área é mais conhecida pelo seu nome em inglês: user experience. Hoje em dia, é um segmento de intensa movimentação e crescimento para os designers, pois esse profissional, o UX, vai fazer com que a experiência do usuário dentro de ambientes digitais seja a mais intuitiva e fluida possível – tanto para websites como para aplicativos. Até mesmo bancos possuem equipes dedicadas a tornar a experiência do usuário em seus aplicativos cada dia melhor. 

Outros nomes: Artes Visuais. (artes gráficas.); Comunicação Visual; Design; Design (comunicação visual); Design (programação visual); Design (web/ gráfico); Design – animação digital.; Design de Interface Gráfica; Design Digital; Design Publicitário.

LEITURA INDICADA:

Curso de design gráfico: Princípios e práticas – David Dabner

O essencial do design gráfico – Bob Gordon

100 Ideias que Mudaram o Design Gráfico. De Gutemberg aos Suíços, Hippies e
Punks Até os Tablets – Steven Heller

 

Publicidade
Design Gráfico
Mundo do Trabalho
Design Gráfico
O designer gráfico tem uma ampla oferta de mercado, em diversas indústrias

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup