Eletrônica Industrial
Este tecnólogo tem área de atuação equivalente à do engenheiro eletrônico
Este tecnólogo tem área de atuação equivalente à do engenheiro eletrônico: ele instala e dá manutenção a equipamentos, circuitos e sistemas eletroeletrônicos nas áreas de comunicações e automação de processos industriais.
Como o engenheiro, ele também encontra espaço nas indústrias de qualquer setor – destaque para as fabricantes de automóveis, de alimentos e as indústrias químicas e de aeronáutica.
No curso, você mergulha em física e matemática, com muitas atividades práticas em laboratório. A maioria das escolas exige estágio supervisionado e um trabalho de conclusão.
Atenção: as Fatecs de Santo André, Sorocaba e Taubaté oferecem Eletrônica Automotiva, enquanto a Fatec São Paulo oferece o curso de Microeletrônica, que forma o profissional que lida com dispositivos (como chips, resistores, semicondutores e circuitos integrados) empregados na codificação e emissão de dados em equipamentos eletrônicos, como aparelhos de TV, computadores e telefones celulares.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Eletrôn. Automotiva; Microeletrônica.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado