Geoprocessamento
Utiliza sistemas de sensoriamento remoto na produção e interpretação das imagens para coleta de dados ou para confecção de mapas
O tecnólogo em Geoprocessamento utiliza sistemas de sensoriamento remoto na produção e interpretação das imagens para coleta de dados sobre uma região, imóveis urbanos e rurais ou para confecção de mapas. Seu principal campo de trabalho são as instituições públicas ou privadas que trabalham com o monitoramento de recursos naturais ou da ocupação do solo, ou em prefeituras, no planejamento urbano.
A base do curso são as Ciências Exatas, com matérias como matemática, física e geociências. A maior parte da grade curricular, porém, é voltada às disciplinas específicas da carreira, como tratamento de imagens de satélite e de radar, além de monitoramento ambiental.
Na maioria das escolas, o estágio não é obrigatório, mas é necessário apresentar um projeto de conclusão do curso.
Duração média: 3 anos.
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado