Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Gestão da Qualidade

O tecnólogo acompanha os processos de produção industrial e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, com foco na busca de maior qualidade

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 Maio 2012, 15h07 • Atualizado em 3 ago 2020, 19h06

Guia completo sobre o curso Gestão de Qualidade 

O tecnólogo acompanha os processos de produção industrial e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, com foco na busca de maior qualidade e produtividade. Trabalha tanto em fábricas quanto em estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e empresas prestadoras de serviços, para garantir que sejam cumpridos padrões de normalização e metrologia internacionais. 

A indústria é a principal contratante desse tipo de profissional, pois precisa estar sempre atualizada em normas e padrões exigidos por sistemas de certificação como Inmetro, ABNT e ISO, por exemplo.

Pode especializar-se em auditorias para órgãos internacionais que emitem as certificações de qualidade, trabalhar em laboratórios de metrologia ou voltar-se para a área de recursos humanos. Certificados de qualidade, como os citados anteriormente, garantem a demanda por este profissional. Ele pode se tornar auditor interno, coordenador de qualidade, analista de planos, reorganizador e supervisor de processos de qualidades, entre outros. 

Preste atenção na proposta e currículo do curso antes de se inscrever para o processo seletivo. Alguns enfatizam a qualidade na prestação de serviços; outros, a formação industrial. Não se esqueça também de checar se a instituição da sua escolha possui aprovação do MEC que legitime o seu curso em território nacional. 

O que você pode fazer

Auditor: o responsável técnico que fiscaliza os processos de grandes e médias empresas, conferindo se as mesmas seguem as normas de padrão de qualidade e segurança do trabalho.

Analista: área onde o gestor de qualidade poderá ser júnior, pleno ou sênior. É esse profissional que irá analisar a cadeia produtiva, identificar os problemas e sugerir soluções.

Gerente de qualidade: o passo seguinte do analista sênior é se tornar gerente - isso quando não há o cargo de coordenador antes, varia de empresa a empresa. O trabalho desse profissional é, basicamente, supervisionar o desempenho dos que estão abaixo de si. Ele também é o responsável por assinaturas e torna-se "o rosto" da empresa quanto o assunto for de sua área.

Indústria: o gestor de qualidade pode ainda trabalhar diretamente em pátios industriais, atuando ao lado dos técnicos de manejo de máquinas no que se refere aos pequenos processos diários.

Pesquisa: o profissional que quiser dedicar sua carreira à pesquisa deve procurar vagas em órgãos públicos ou privados, responsáveis por criar grandes selos de qualidades e suas exigências.

Docência: você ainda pode se dedicar a dar aulas em instituições que ofereçam o curso de Gestão da Qualidade.

Mercado de Trabalho

Perfil do profissional em Gestão da Qualidade

Esse profissional deve ser, acima de tudo, alguém que zela pela organização de processos e melhorias na qualidade. Ele deve possuir visão estratégica, faro para negócios e saber trabalhar em equipe.

O gestor de qualidade ainda deve possuir facilidade com a comunicação, e saber falar em público com grandes equipes é um diferencial, pois há muitos treinamentos envolvidos no processo.

É ele quem irá identificar problemas a serem solucionados em uma cadeia de produção, tanto no que diz a qualidade do produto final, quanto ao que diz respeito aos custos. Uma vez identificado o problema, ele também irá propor - depois de analisar e estudar com a sua equipe - uma mudança que trará a melhora buscada.

Problema identificado e solução sugeria, hora de traçar um plano e colocá-lo em prática. É aí que entram os treinamentos mencionados ali em cima: é o gestor de qualidade que irá ensinar à toda equipe como os novos processos devem ser feitos para garantir um bom resultado final.

Salário médio

Um gestor de qualidade inicia sua carreira ganhando em torno de R$2.500, segundo pesquisa feita pelo site de recrutamento Vagas.com.

Curso

Tipos de formação para Gestão da Qualidade

O curso pode ser na modalidade tecnológico, ou uma especialização de áreas provenientes como Administração e Logística.

Saiba como é o curso de Gestão de Qualidade

O curso faz parte do segmento de Gestão e Negócios, logo, possui disciplinas acerca do tema e demanda conhecimento em informática.

Há várias faculdades que oferecem o modelo de Ensino à Distância, o que facilita ao aluno que já trabalha com algo a concluir os seus estudos.

Grade curricular

O aluno que optar pela formação em Gestão da Qualidade irá estudar diferentes disciplinas voltadas à Gestão, como Gestão Empresarial, Gestão Estratégica e Gestão Participativa. Esse aluno também irá se deparar com matérias típicas de uma faculdade de Administração, como Controle Estatístico dos Processos e Qualidade e Processos Organizacionais.

Disciplinas mais abrangentes como Legislação, Economia, Responsabilidade Social e Ética devem aparecer no currículo. Por fim, aulas técnicas e conceitos específicos da área, como Metrologia e Ferramentas de Qualidade serão cobradas igualmente.

Por ser um curso bastante voltado à prática - característica das modalidades tecnológicas - seu tempo de duração é curto se comparado ao Bacharelado ou Licenciatura. A obrigatoriedade de um Trabalho de Conclusão de Curso ou horas de estágio não é prevista pelo MEC, mas pode ser exigida dependendo da instituição de sua escolha.

Porém, o MEC determina que todas elas estejam equipadas com laboratórios de informática e laboratórios de controle de qualidade, pois o aluno é obrigado a vivenciar experiências em ambos ao longo de sua formação.

Nota de corte: por ser um curso tecnológico, não há nota de corte unificada em provas como o Enem. Mas sim, uma metodologia de avaliação específica de cada instituição.

Tempo de curso: 2 a 3 anos

Leitura sugerida

Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015: Requisitos e Integração com a ISO. Luiz
César Ribeiro Carpinetti, Mateus Cecilio Gerolamo

Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas - Luiz César Ribeiro Carpinetti

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Publicidade
Gestão da Qualidade
Mundo do Trabalho
Gestão da Qualidade
O tecnólogo acompanha os processos de produção industrial e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, com foco na busca de maior qualidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

ou