Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Matemática

Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, tecnológica, de física e pesquisa, entre outras

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 Maio 2019, 16h48 - Publicado em 29 Maio 2012, 12h21
Matemática
(GE/Guia do Estudante)

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos.

O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. Cria fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas.

Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, tecnológica, de física e pesquisa, entre outras. Quem faz licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos Fundamental e Médio.

O que você pode fazer

Análise numérica: traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.

Ensino: lecionar nos ensinos Fundamental e Médio. Para dar aulas no Ensino Superior, é preciso fazer uma pós-graduação.

Modelagem: construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.

Matemática industrial: atuar com as questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários.

Matemática computacional: desenvolver tecnologias e projetos para empresas.

Matemática aplicada: aplicar técnicas matemáticas, estatísticas e computacionais na solução de problemas em áreas variadas, como engenharia, medicina e agricultura.

Matemática empresarial: trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing e à logística.

Mercado de Trabalho

Tradicionalmente, o maior mercado é o da docência, para os licenciados atuarem em escolas de Ensino Fundamental e Médio, além da administração escolar. Este é um mercado aquecido, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. Bacharéis com mestrado e doutorado são contratados pelas universidades para ensino e pesquisa.

Também podem atuar em instituições financeiras e em empresas de diversos setores que façam uso de modelagem matemática – por exemplo, em companhias de logística, para lidar com cálculos que envolvem o transporte de mercadorias.

Empresas de tecnologia procuram o profissional para atuar no desenvolvimento de softwares matemáticos, aqueles que usam modelos matemáticos para calcular desde lucro em vendas até produção e estocagem de produtos.

Ganham importância nas corporações especialistas em gerenciamento de dados (big data) e modelagem matemática, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho do negócio.

Curso

Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria. Na licenciatura, há disciplinas ligadas à prática pedagógica. Quem segue o bacharelado se aprofunda nos temas de matemática, estudando equações diferenciais, inteligência artificial, algoritmos, entre outras matérias.

Atenção: alguns cursos têm enfoques específicos, como informática (ou computacional); empresarial; industrial; e matemática aplicada. Na Ufopa (PA), a licenciatura integra Matemática e Física.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. (matem.); Matem. Aplic.; Matem. Aplic. (ênf. em econ. matem.); Matem. Aplic. (ênf. em mecân. comput.); Matem. Aplic. (ênf. em proc. gráf.); Matem. Aplic. a Neg.; Matem. Aplic. e Comput.; Matem. Aplic. e Comput. Científca; Matem. Comput.; Matem. e Comput. Científca; Matem. e Fís.; Matem. Empr.; Matem. Ind.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Matemática
Mundo do Trabalho
Matemática
Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, tecnológica, de física e pesquisa, entre outras

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

10 pilas

Melhor oferta

Plano Mensal
Plano Mensal

11 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup