Materiais
Este tecnólogo costuma trabalhar na indústria, em parceria com o engenheiro de materiais, no desenvolvimento de novos materiais e processos
Este tecnólogo costuma trabalhar na indústria, em parceria com o engenheiro de materiais, no desenvolvimento de novos materiais e processos. Além de acompanhar a produção, ele faz controle de qualidade em laboratórios, lidando com equipamentos e tecnologias de ponta. A maior demanda vem das indústrias de transformação de PVC, entre elas as de embalagens, tintas, automobilística e moveleira.
Os polos industriais do Sudeste e do Sul reúnem as melhores oportunidades. A maior parte dos cursos dá ênfase a polímeros. Matemática, física e química constituem a maior parte das disciplinas, ao lado de atividades em laboratório. Estágio e trabalho de conclusão do curso são obrigatórios.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Polímeros; Polímeros (tecnol. em plást.).
Curso
Legenda:
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado