Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Geologia

O geólogo ou engenheiro geológico estuda a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 Maio 2019, 18h01 - Publicado em 27 Maio 2012, 00h00
Geologia
(GE/Guia do Estudante)

O geólogo ou engenheiro geológico estuda a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre. Esse bacharel investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão e a desertificação.

Analisa fósseis e minerais e a topografa dos terrenos, localiza e acompanha a exploração de jazidas de minério, depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e gás natural.

Todas as grandes obras de infraestrutura – hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos – exigem a atuação de um engenheiro geológico para fazer a análise do solo e das rochas e elaborar o estudo de impacto ambiental. O registro profissional no Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) é obrigatório.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GEOLOGIA E GEOFÍSICA?

A Geologia estuda a estrutura e a composição química da Terra, e sua evolução ao longo do tempo, com ênfase no estudo de rochas e minerais.

Já a Geofísica tem foco na estrutura da Terra e do subsolo, mas usa métodos de prospecção indiretos, baseados no comportamento de ondas e/ou do campo eletromagnético, por exemplo.

O mercado de trabalho dos dois bacharéis é o mesmo (exploração de petróleo, geologia ambiental, mineração), mas eles se ocupam de tarefas distintas, ainda que inter-relacionadas.

O que você pode fazer

Engenharia geológica: fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas pela mineração.

Geofísica: pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta.

Geologia ambiental: planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) incidente sobre essas regiões. Recuperar solos contaminados.

Geologia forense: aplicar técnicas geológicas para elucidar crimes.

Geologia do petróleo: localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de recursos energéticos.

Geologia médica: estudar a influência de fatores geológicos sobre a saúde humana, dos animais e de vegetais.

Hidrogeologia: descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração a fim de garantir a pureza das águas.

Mineralogia: estudar minerais e gemas, descrevendo e quantificando suas propriedades para uso industrial ou em joias.

Paleontologia: localizar sítios que guardam fósseis, de modo a proteger o patrimônio paleontológico nacional.

Mercado de Trabalho

Empresas que atuam em áreas ligadas ao meio ambiente, mineração, exploração de petróleo e gás e recursos hídricos são os maiores empregadores, mas há boas chances também em consultorias, onde o bacharel faz o levantamento geológico de uma área, realiza estudos de solo para verificar o risco de enchentes e deslizamentos ou para localizar uma reserva de gás natural.

Esse profissional também atua em agências reguladoras e órgãos do governo, como Agência Nacional do Petróleo (ANP), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil, Embrapa e Ibama, entre outros.

Uma área recente e promissora é a da geologia médica, que estuda a influência de fatores geológicos, como a abundância ou a escassez de rochas e minérios em certa região, sobre a saúde humana, dos animais e de vegetais. As oportunidades no setor ambiental estão em todo o país, principalmente no Sudeste.

Já o mercado de petróleo se concentra no Rio de Janeiro, embora a Petrobras esteja presente também em Vitória (ES), Aracaju (SE), Natal (RN) e Santos (SP). Na área de mineração, a demanda é maior em Minas Gerais, Bahia e Pará.

“É importante ressaltar que o geólogo normalmente não tem uma posição geográfica fixa, especialmente no início da carreira. Ele pode atuar em várias regiões do país e até no exterior. Esta é uma tradição na carreira”, conta Wanilson luiz da Silva, coordenador de graduação do instituto de Geociências da Unicamp.

Curso

O bacharelado começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os conteúdos próprios da Geologia. Em seguida, começam as disciplinas específicas, como petrografia (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia.

A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras.

Boa parte da formação ocorre em aulas práticas e em trabalhos de campo, nos quais o aluno faz mapeamentos e coleta material que será mais tarde analisado em laboratório.

No último ano, um trabalho de conclusão, feito em campo ou em uma empresa, e a realização de estágio são obrigatórios. Na UFPel (RS) e na Ufop (MG), o curso se chama Engenharia Geológica.

Duração média: 5 anos.

Outro nome: Eng. Geológica.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Geologia
Mundo do Trabalho
Geologia
O geólogo ou engenheiro geológico estuda a origem, a estrutura, a composição e as transformações da crosta terrestre

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

10 pilas

Melhor oferta

Plano Mensal
Plano Mensal

11 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup