Produção de Bebidas
O profissional formado pelos cursos de Viticultura (produção de uvas), Enologia (produção de vinho) e Produção de Cachaça
O profissional formado pelos cursos de Viticultura (produção de uvas), Enologia (produção de vinho) e Produção de Cachaça atuam em todas as fases da elaboração dos produtos, do plantio à colheita da matéria-prima, da elaboração da bebida à comercialização.
Ele lida com a produção de uvas especiais e vinhos ou com o cultivo e manejo da cana-de-açúcar para a produção da cachaça. Trabalha com a matéria-prima e pode especializar-se na produção das bebidas, focando nos processos de fermentação e destilação.
Dúvida do vestibulando
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ENÓLOGO E SOMMELIER?
O enólogo é um profissional graduado que cuida de todas as etapas da produção do vinho, da plantação da uva até a bebida ficar pronta para consumo.
Já o sommelier tem formação em um curso livre e trabalha com o vinho pronto, fazendo degustação e indicando em cardápios o tipo de bebida que mais harmoniza com determinadas comidas.
O que você pode fazer
Consultoria e vendas Orientar o trabalho de importadoras de vinhos e distribuidoras de bebidas.
Enoturismo Atuar junto a atividades turísticas voltadas à apreciação do vinho.
Fabricação Trabalhar em processos de beneficiamento e industrialização das bebidas. Atuar em laboratório de análises supervisionando e executando atividades ligadas às análises de controle de qualidade.
Gerenciamento Atuar no planejamento, na implantação e na gestão de vinícolas. Planejar a produção e a distribuição da cachaça, passando por todas as etapas do processo produtivo.
Marketing Atuar na venda e inserção do produto no mercado.
Mercado de Trabalho
O especialista em viticultura e enologia está em alta, já que cuida de todo o processo que envolve a produção do vinho. E o consumo de marcas brasileiras cresceu 16% entre 2014 e 2016. As melhores chances estão nas serras Gaúcha e Catarinense, e no Nordeste.
Para o graduado em Produção de Cachaça, Minas Gerais tem um mercado em expansão. Há no país cerca de 4 mil marcas da bebida, e as exportações estão em crescimento.
Curso
No único bacharelado do país, o de Enologia da Unipampa (rs), predominam nos três primeiros semestres disciplinas básicas (matemática aplicada, química e bioquímica) e matérias de viticultura e enologia (manejo sustentável do vinhedo, máquinas e equipamentos agrícolas e análise sensorial). Em seguida vêm conteúdos ligados ao agronegócio, como economia rural e marketing no agronegócio. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios.
Duração: 4 anos.
Outro nome: Enologia.
Veja também Engenharia de Produção Cervejeira, na pág. 254.
Os tecnológicos cobrem desde a escolha de espécies e cultivo da matéria-prima até o gerenciamento de negócios do setor. No currículo constam disciplinas básicas, como química, biologia e matemática, e as específicas mudam conforme o curso – vão de cultivo e produção de derivados da cana, destilação e gestão agroindustrial, no curso de Produção de Cachaça; e química enológica, análise sensorial e fisiologia da videira, em viticultura e Enologia.
Duração média: 3 anos.
Outros nomes: Prod. de Cachaça; Viticultura e Enologia.
Legenda:
Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante
★★★★★ - Excelente
★★★★ – Muito bom
★★★ - Bom
CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤
O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012).
Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:
$ - Até 500,00 reais
$$ - De 500,01 a 750,00 reais
$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais
$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais
$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais
n/i - Valor não informado