Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

Odontologia

Descubra as especialidades do curso de Odontologia e entenda o mercado de trabalho da profissão

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 Maio 2019, 17h04 - Publicado em 2 jun 2012, 18h05
Odontologia
(GE/Guia do Estudante)

Este bacharel se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.

O dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. O iniciante que abre consultório no geral divide o espaço de atendimento, por causa dos altos custos das instalações e dos equipamentos. Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia foral, homeopatia e laserterapia.

O que você pode fazer

Acupuntura odontológica: aplicar agulhas para tratar dores faciais.

Clínica geral: restaurar e extrair dentes e implantar próteses.

Dentística restauradora: restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.

Endodontia: tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.

Estomatologia: diagnosticar e tratar doenças da boca.

Homeopatia odontológica: tratar pacientes com remédios homeopáticos que previnem hemorragias e atuam na cicatrização de tecidos bucais.

Implantodontia: fazer cirurgias e próteses.

Odontologia do esporte: tratar da saúde bucal de atletas a fim de promover uma melhora de seu rendimento físico.

Odontogeriatria: cuidar da saúde bucal do idoso.

Odontologia legal: fazer exame e perícia judicial e elaborar laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.

Odontologia para pacientes especiais: atender pacientes com necessidades especiais (indivíduos em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).

Odontologia em saúde coletiva: atuar em planos de saúde, em cooperativas e na elaboração de programas de assistência social.

Odontologia do trabalho: atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.

Odontopediatria: tratar problemas bucais e dentes de crianças.

Ortodontia: alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.

Patologia bucal: fazer exame laboratorial para identificar doenças.

Periodontia: cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.

Prótese dentária: projetar e confeccionar próteses de dentes danificados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.

Radiologia: diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.

Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.

Mercado de Trabalho

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, existem 291 mil dentistas no país, o que dá uma média de um profissional para cada 710 habitantes. No entanto, os profissionais são mal distribuídos no território nacional, e apenas a Região Sudeste concentra 54% deles. Muitos estudantes de Odontologia sonham com o consultório próprio, mas neste segmento a concorrência é acirrada, especialmente nas grandes e médias cidades.

Outra opção pode ser o setor público, o maior empregador de cirurgiões dentistas do país. O profissional pode trabalhar como funcionário público nos programas Saúde da Família, que prevê a presença de dentista no atendimento à população, e no Brasil Sorridente, que amplia o acesso ao tratamento odontológico em unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o autônomo, as áreas mais aquecidas são a implantodontia, a dentística restauradora, a endodontia e a odontopediatria. Três novas especialidades, reconhecidas pelo Conselho Regional de Odontologia em 2015, ampliam a possibilidade de atuação do bacharel: a acupuntura, a homeopatia e a odontologia do esporte. Para quem gosta de empreender, a elaboração e a venda de softwares odontológicos voltados à gestão de consultórios e clínicas é outro ramo em ascensão.

Curso

A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, introdução à metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, material dentário, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfica, cariologia e dentística, entre outras.

No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado

Você também pode se interessar por:

Publicidade
Odontologia
Mundo do Trabalho
Odontologia
Descubra as especialidades do curso de Odontologia e entenda o mercado de trabalho da profissão

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

aaa

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup