Que tal ter a sua redação corrigida? Ao final desse texto, você encontra um cupom de 20% de desconto para usar na plataforma Redação Online.
Você já sabe que, no Enem, sua redação precisa apresentar alguma proposta para resolver o problema exposto no tema, certo? Trata-se da proposta de intervenção.
Nesta etapa do texto, o Enem exige que o candidato englobe quatro elementos obrigatórios:
- agente;
- ação;
- meio;
- finalidade.
É obrigatório também detalhar um destes quatro itens. O detalhamento pode ser considerado um 5º elemento.
Neste texto, ensinamos como cumprir com excelência o primeiro elemento da lista: o agente. Para isso, você precisa conhecer o macete GOMIFES e entender o que cada letra desse acrônimo.
O que é GOMIFES?
O agente é quem cuidaria da solução que você está apresentando na proposta de intervenção. Não sabe muito bem que agentes podem ser esses ou como explorá-los? É para isso que serve o GOMIFES. As letras do acrônimo significam, respectivamente, “governo”, “Ongs”, “mídias”, “instituições”, “família”, “escola” e “sociedade”.
Vamos aos exemplos práticos!
Exemplos de GOMIFES
-
Governo
Usar o “governo” como agente na proposta de intervenção do Enem é quase um lugar comum, justamente por ser um termo vago. A máquina estatal se divide em numerosos poderes, entidades, órgãos… Que tal especificar melhor qual deles pode resolver o problema proposto na redação?
Poder Executivo
O poder executivo é o que executa leis e cria normas para melhorar a administração. Portanto, você pode citar ministérios ou secretarias associadas ao poder executivo que poderiam cuidar da solução apresentada no seu texto. Os ministérios você pode conhecer aqui. Já as secretarias variam um pouco de estado para estado, mas você pode ver aqui as de São Paulo para se inteirar melhor sobre as possibilidades.
Além das secretarias estaduais, existem as municipais – quer dizer, as que cuidam das cidades. Vamos deixar aqui algumas de duas cidades brasileiras, para ajudar na sua redação: as secretarias de Natal (RN) e as secretarias de Cuiabá (MT).
Poder Legislativo
Se sua solução envolver aprovação de leis, você pode citar:
- Vereadores (leis aplicadas no município);
- Deputados estaduais (leis aplicadas no estado); e
- Deputados federais e senadores (leis aplicadas a todo o país).
Poder Judiciário
É responsável por interpretar e fiscalizar o cumprimento das leis, garantindo o cumprimento da legislação. Temos juízes em todos os estados – além de órgãos supremos, aos quais esses juízes (e tribunais) estão submetidos:
- Supremo Tribunal Federal (STF), para casos relacionados à Constituição;
- Superior Tribunal de Justiça (STJ), para todos os outros casos que não são resolvidos nos estados. Segundo o próprio órgão, sua função é “uniformizar a interpretação da lei federal em todo o país”.
Então, em vez de dizer “é preciso que o governo faça tal e tal coisa”, comece a detalhar seu agente com uma dessas dezenas de órgãos.
-
Ongs
Dependendo da sua solução para o problema mencionado na redação, uma ONG cai bem! Veja alguns tipos de Organizações Não Governamentais.
Fundação e Associação
Estas são ONGs que muitas vezes dependem de doação. São grupos de pessoas com o mesmo propósito: sempre defendem causas religiosas, morais, culturais ou de assistência. Uma das mais conhecidas é a Fundação Abrinq.
Organização da Sociedade e Entidades Beneficentes
Estas ONGS desenvolvem e administram projetos sociais, de ensino, pesquisa, e de manutenção do meio ambiente. Certamente você conhece alguma em seu bairro. Não é necessário citar nomes de organizações desse tipo, mas só para você entender do que estamos falando, a Casa de Passagem, em Pernambuco, é um exemplo.
Negócio Social
Estas são ONGs que visam ao lucro, mas que mesmo assim têm como objetivo melhorar algum aspecto da vida em sociedade. Há muitas empresas conhecidas no Brasil. Uma delas é a Bosch, da área de ferramentas elétricas, que mantém o Instituto Roberto Bosch, ajudando jovens vulneráveis.
Mídias
O conceito de “mídias” não é muito difícil de entender: são aqueles meios de transmissão da informação que podem atingir muitas pessoas com diferentes mensagens. Alguns dos mais comuns são:
- Televisão;
- Rádio;
- Jornais impressos;
- Revistas impressas;
- internet com blogs específicos e portais de notícias.
Outdoors e painéis publicitários em pontos de ônibus também são mídias!
Instituições e indivíduos
As instituições talvez sejam o agente mais amplos dos GOMIFES. Aqui, estão envolvidas as instituições públicas, as empresas, classes trabalhistas e até os indivíduos isoladamente. Veja algumas possibilidades:
- Religião;
- Trabalho;
- Institutos de pesquisa;
- Estado;
- Empresas privadas ou públicas.
Está se perguntando como você poderia usar a religião de agente?
Uma ideia é mencionar todas as religiões como agentes que têm o poder de influenciar hábitos e tradições de toda uma comunidade. Um exemplo:
“… Assim é que as várias religiões atuantes no Brasil devem enfatizar, entre seus fiéis, a importância de manter contato frequente com vizinhos, o que criará uma rede de apoio para os mais necessitados…”
Com relação ao trabalho, você pode usar como agente algum grupo profissional específico, por exemplo:
- os médicos;
- os proprietários de restaurantes;
- os professores de artes.
Por fim, o candidato pode explorar também as empresas como instituições, mobilizando a iniciativa privada na solução para os problemas que se impõe à sociedade.
Família
Esta é a instituição que existe em todas as sociedades e que tem um papel incontestável. Muitas vezes, é nela que se originam vários problemas destacados pelo tema de redação do Enem.
Analise bem se o melhor agente no seu caso é a família, porque as culturas familiares são diferentes e, portanto, não é simples tratá-las como uma massa homogênea.
Escola
Esta é outra instituição com indiscutível poder em praticamente todas as sociedades. A escola complementa a família na educação de jovens e crianças, ensinando o conhecimento associado às ciências e o convívio em sociedade.
É uma das instituições mais citadas pelos candidatos no Enem.
Sociedade
Todos constituímos a sociedade – que também engloba todos os agentes citados até aqui. Há, portanto, um objetivo comum, hábitos, costumes e aspectos culturais que se assemelham.
Se você achar que é o povo, como um todo, que precisa cuidar da proposta de intervenção, então pode mobilizar a sociedade.
Agora que você já sabe quais agentes usar na redação do Enem, é preciso começar a praticar – de preferência com o auxílio de um professor nas correções.
Este texto é fruto de uma parceria entre o GUIA DO ESTUDANTE e o Redação Online, plataforma de correção de redações. Por meio dela, você envia suas redações e recebe as correções detalhadas, de acordo com cada competência, em até 3 dias úteis! Garanta aqui o seu pacote com 20% de desconto usando o cupom GUIADOESTUDANTE20.