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Redação do Enem: os erros mais cometidos na competência 4

A competência 4 do Enem verifica se o candidato sabe usar os operadores argumentativos, que garantem a coesão

Por REDAÇÃO ONLINE
Atualizado em 12 jan 2023, 18h07 - Publicado em 12 jan 2023, 18h01
escrevendo
 (fotografierende/Unsplash/Reprodução)
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Não vá na conversa de que é só salpicar alguns conectivos aqui ou ali na redação e pronto: nota máxima na competência 4!

Saiba que esta competência, que avalia a coesão do texto, vai muito além disso. Neste texto, listamos os erros mais comuns cometidos por estudantes, segundo os corretores.

Mas antes disso, que tal diferenciar os tipos de coesão? 

Coesão referencial x coesão sequencial

Coesão referencial: é feita por termos que evitam a repetição de uma mesma palavra que o estudante gostaria de retomar. 

Exemplo: ele, ela, isso, isto, o primeiro, o segundo e outros.

São termos que não têm um sentido por si só, apenas evitam uma repetição de outro termo já citado.

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Coesão sequencial: cria uma progressão, acrescenta algo novo à ideia anterior. 

Exemplo: sendo assim, portanto, no entanto, por isso, sem mencionar e outros. 

Eles têm um sentido que vai agregar algo novo sobre o que se estava afirmando até aquele ponto do texto.

Agora sim, vamos aos erros mais cometidos quando se trata de coesão

1. Falta de coesão entre os parágrafos

Nada melhor do que um exemplo para ilustrar como a falta de conexão entre um parágrafo e outro pode atrapalhar a compreensão. Este foi retirado da cartilha de corretores do Enem, observe:

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erros cometidos na competência 4, coesão
(Inep/Divulgação)

Lendo apenas o parágrafo que começa na linha 5 é possível entender o que o candidato quis dizer – portanto, a coesão interna, que ocorre dentro do parágrafo, está adequada. O que não está é a coesão entre parágrafos!

Era preciso conectar o parágrafo que se inicia em “De acordo” com aquele imediatamente anterior. Você nota como ele não tem uma liga com a introdução? Essa falha poderia retirar alguns pontos do candidato na competência 4. 

2. Repetição de termos coesivos

Ah, o drama da repetição! É preciso deixar claro, antes de tudo, que a repetição também é uma ferramenta coesiva e pode deixar o texto mais compreensível. 

Mas não é toda repetição que ajuda na coesão. Algumas, pelo contrário, atrapalham demais!

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O primeiro problema de se repetir palavras desnecessariamente é o de as repetições acabarem muito próximas. Foi o que aconteceu com esta redação:

erros cometidos na competência 4, coesão
(Inep/Divulgação)

Viu quantas vezes foi escrito o verbo “poder”? O mesmo aconteceu com o “porém”.

Essa limitação de vocabulário pesa negativamente na pontuação da competência 4. A melhor forma de evitá-la seria utilizando sinônimos. O “porém”, por exemplo, poderia facilmente ser substituído pelo “mas” ou outra conjunção adversativa. 

Mas e no caso de outras palavras repetidas no texto e que nem sempre tem um sinônimo possível, como “internet”? 

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Esse é um caso delicado. Usar uma palavra inadequada como sinônimo pode dificultar que o corretor compreenda sua argumentação. O resultado é alguns pontinhos a menos na competência 4. 

No caso da palavra “internet”, então, o mais seguro seria reformular algumas frases de forma a tornar o texto coeso, sem utilizar o recurso da repetição exaustivamente ou incorrer no risco de usar um sinônimo errado.

Olha só este exemplo:

“Os gigantes da internet são basicamente um grande filtro onde se passa todas as informações que chegam até ela”.

Por fim, vale reforçar: os corretores do Enem avisam que a repetição do termo central do tema precisa ocorrer, senão o leitor se perde. Então não se preocupe em eliminar completamente as repetições, apenas tome cuidado com a frequência. 

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3. Conectivo inadequado

Vamos fazer um teste rápido. O que está errado na coesão da frase abaixo:

Ninguém percebe a manipulação de certos canais de televisão, mas continuam assistindo aos programas.

Bem, “mas” é um conectivo que indica oposição… e não há oposição entre as duas orações! A segunda frase funciona melhor como uma conclusão ou até uma consequência da segunda. Conectivos mais adequados seriam “por isso”, “portanto”, “por este motivo”, “logo” e outros. 

Ninguém percebe a manipulação de certos canais de tv, por isso continuam assistindo aos programas.

E aí é que entra aquele perigo de “jogar” conectivos de qualquer jeito no início das frases!  O conectivo tem um sentido – desde que sequenciais.

Em alguns casos, o uso do conectivo inadequado pode não só causar uma estranheza, mas desmontar completamente a argumentação do candidato. Veja o caso deste: 

Está havendo maior cuidado com o compartilhamento de notícias na rede de computadores. Dessa forma, cada vez mais as fake news se espalham.

“Dessa forma” é um conectivo que indica conclusão ou mesmo consequência. O mais correto seria utilizar um conectivo como “mesmo assim” ou “ainda assim”.

4. Conclusão

Agora que você aprendeu quais são os erros mais cometidos na competência 4, anote essas dicas para uma redação mais coesa: 

  1. Inclua os dois tipos de conectivos em sua redação – os referenciais e sequenciais;
  2. Verifique se há repetição desnecessária de palavras e resolva da melhor forma, mas sempre se lembrando de que repetições também são um elemento conectivo válido;
  3. Verifique se seus conectivos são variados;
  4. Verifique se os conectivos expressam a ideia que você gostaria que expressassem;

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