O que é e como funciona o Sisu
Entenda melhor o sistema que usa a nota do Enem como critério de seleção para universidades federais
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal criado em 2010 que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. A seleção acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.
O requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer. É a partir da nota do Enem que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma universidade pública.
A inscrição precisa ser feita no site do Sisu utilizando o CPF e mesma senha de inscrição no Enem. Depois, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.
Preço
As inscrições no Sisu são gratuitas e todas as instituições participantes do sistema devem oferecer acesso à internet para quem deseja se inscrever. Os candidatos que forem selecionados pelo programa também vão cursar o Ensino Superior sem nenhum custo, já que as universidades são públicas e gratuitas.
Datas
Em 2023, o período de inscrições para o Sisu será entre os dias 16 e 24 de fevereiro. A partir do primeiro dia de inscrição, os candidatos poderão se inscrever em qualquer horário até as 23h59 do último dia.
Inscrição
A inscrição deve ser feita no site do Sisu utilizando CPF e mesma senha cadastrada no Enem — caso o candidato não se lembre da senha, pode recuperá-la por e-mail ou celular. Depois, por ordem de preferência, deve escolher até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará os candidatos melhor classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem.
Documentos
Para se inscrever no Sisu, é necessário somente o número do CPF e a senha cadastrada no Enem. No entanto, caso seja aprovado, o candidato deverá apresentar uma relação de documentos na hora de se matricular na universidade. Essa documentação é apresentada pela própria instituição.
Notas do Enem
O Sisu recupera as suas notas do Enem mais recente automaticamente, no momento em que você insere no sistema seu CPF e senha.
Cotas
Todas as instituições de Ensino Superior participantes do Sisu terão, no mínimo, 50% de suas vagas reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, seguindo as regras da Lei de Cotas, instituída em 2012. Essas vagas serão ainda divididas em outras modalidades de cotas: metade delas será destinada para estudantes de baixa renda (1,5 salário mínimo) e uma parte será destinada a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Uma parte das vagas também é reservada a pessoas com deficiência.
Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias. Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.
Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.
É de responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.
+ Cotas raciais: quem pode, de fato, concorrer como PPI
Peso do Enem
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.
Nota de corte
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso. Esse cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.
Desempate
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo:
1) nota da redação;
2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;
4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Comprovante de inscrição
O candidato pode imprimir o comprovante ao término da inscrição.
Mudança de opção
O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.
Resultado do Sisu
Estará disponível no site do Sisu, nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.
Lista de espera do Sisu
Só poderá participar da lista de espera do Sisu o candidato que não foi aprovado em nenhuma das duas opções de curso selecionadas. Atenção: ninguém vai para a lista de espera automaticamente, é necessário manifestar interesse em fazer parte dela. O período para participar da lista e a data de convocação estão previstos no calendário do Sisu.
Calendário Sisu 2023/1
16 a 24 de fevereiro: Período de inscrições
28 de fevereiro: Resultado da chamada regular
Sisu 2023/1: perguntas e respostas que vão salvar o seu Sisu