10 escolas literárias que podem cair no Vestibular
Por Natália Becattini
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 2 jul 2013, 17h05
1/11 A literatura, assim como outras artes, é sempre fruto de um contexto histórico e social. Conheça agora 10 importantes escolas literárias que poem cair no vestibular e suas características. ()
2/11 QUINHENTISMO - A primeira escola literária brasileira teve suas primeiras obras escritas logo no início da colonização portuguesa. Como o Brasil ainda não tinha uma identidade cultural, os textos recebiam grande influência da literatura europeia e não eram ligados ao povo brasileiro, mas, ao contrário, serviam para explicar o Brasil aos europeus. A carta de Pero Vaz de Caminha e os textos de José de Anchieta são os principais exemplos dessa escola. ()
3/11 BARROCO - Conhecido por ser o estilo usado na construção de diversas igrejas no Brasil e no mundo, o Barroco foi uma manifestação artística que também teve sua vertente literária. As obras são caracterizadas pelo estilo rebuscado, o uso de linguagem culta e o jogo de palavras e ideias. Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira são alguns dos escritores barrocos mais conhecidos. ()
4/11 ARCADISMO - Essa escola literária surgiu em uma época de instabilidade política no Brasil e no mundo. Se desenvolve no contexto das revoluções industrial e francesa e na independência dos EUA. No Brasil, a inconfidência mineira teve participação dos escritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa e Tiradentes. As principais características do estilo são a valorização da natureza, de uma vida simples e da vontade de viver o presente. Como também veio para romper com a arte barroca, é marcada por frases simples, claras e diretas. ()
5/11 ROMANTISMO - Gonçalves Dias (Canção do Exílio), José de Alencar (Senhora, O Guarani) e Visconde de Taunay (Inocência) são três nomes que marcaram essa escola literária. O Romantismo é marcado pela liberdade de criação, o nacionalismo, o historicismo, o medievalismo, as tradições populares, o individualismo e o egocentrismo, o pessimismo, o escapismo e a crítica social. ()
6/11 REALISMO - Ao contrário do Romantismo, o Realismo é marcado por cenários urbanos e a natureza não é mais vista como um reflexo dos sentimentos, mas sim do ambiente social. O amor é retratado de forma irônica e o casamento como um meio de ascensão social. Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma das obras mais consagradas dessa corrente. ()
7/11 NATURALISMO - Apesar de apresentar semelhanças com o Realismo, que valoriza o contexto social dos personagens, o Naturalismo vê o homem como produto de forças "naturais". Por isso, os temas são mais voltados para uma análise patológica do ser humano, tais como taras sexuais e comportamentos animalescos. Entre os expoentes dessa literatura estão Aluísio de Azevedo (O Cortiço) e Eça de Queirós (O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio). ()
8/11 PARNASIANISMO - Em oposição ao Realismo e Naturalismo, o Parnasianismo surgiu na França como um movimento essencialmente poético. Preza o uso da arte pela arte, sem obrigação de retratar a realidade, a objetividade, a forma, o racionalismo e a impessoalidade. ()
9/11 SIMBOLISMO - No Brasil, Eugênio de Castro e Cruz e Sousa são alguns dos maiores nomes dessa corrente. É marcado pelo resgate de valores do romantismo, como a valorização do sonho e dos mistérios da morte, em contraposição ao racionalismo parnasiano. ()
10/11 MODERNISMO - Movimento artístico inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922, o Modernismo é representado na literatura por nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. É marcada por uma visão nacionalista, porém crítica, da sociedade brasileira e propõe o fortalecimento da identidade brasileira nas manifestações artísticas. ()
11/11 CONCRETISMO - É a tentativa de uma manifestação abstrata tanto nas artes plásticas quanto na poesia. Para isso, procurava-se distinguir a forma do conteúdo. Na poesia, buscava-se uma construção arquitetônica das palavras. O espaço do papel passa a fazer parte da construção poética, bem como o som e o aspecto visual das letras. ()
Publicidade
DIA DOS NAMORADOS
O PRESENTE PERFEITO PARA QUEM MERECE O MUNDO!
Presenteie seu amor com o título que ele mais gosta! Ganhe também acesso Digital Completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Universidades
10 escolas literárias que podem cair no Vestibular
DIA DOS NAMORADOS O PRESENTE PERFEITO PARA QUEM MERECE O MUNDO! Presenteie seu amor com o título que ele mais gosta! Ganhe também acesso Digital Completo aos sites e apps de todas as marcas Abril. A PARTIR DE 5,99 /MÊS
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login