O vestibular da Unicamp, reconhecido por ser um dos mais atualizados, não fugiu à regra na edição de 2024. A prova trouxe acontecimentos atuais do Brasil e do mundo para contextualizar as questões e exigiu dos candidatos uma leitura crítica sobre diversos temas. É isso que relatam os primeiros a deixarem a sala de provas neste domingo (29) de primeira fase. Entre os temas de destaque estão o ChatGPT, as fake news, o colonialismo e a meritocracia. Uma das imagens de Inteligência Artificial mais famosas do ano, em que o papa Francisco aparece usando um casaco branco, também serviu de contexto para uma questão.
+ A partir das 18h, confira aqui o gabarito extraoficial corrigido em tempo real
O Diretor de Ensino Médio e Avaliações do SAS, Caê Lavor, fez a prova e pontuou que a tecnologia teve um grande espaço nesta edição. O ChatGPT, que popularizou-se este ano, apareceu em uma questão sobre golpes virtuais. Uma outra pergunta abordava os impactos da fake news relatando o caso da mulher de Guarujá, litoral de São Paulo, que foi linchada em 2014 por causa de uma notícia falsa. A Inteligência Artificial também apareceu na prova, associada a uma das imagens mais famosas do ano: o papa Francisco usando um estiloso casaco branco.
Na questão, a foto artificial do papa vinha acompanhada de um folheto antigo da rainha Antonieta beijando uma amiga. Segundo Maria Adriana Carneiro Magalhães, Supervisora de Avaliações no SAS Plataforma de Educação, a pergunta fazia uma associação entre desinformação e como ela está associada ao pensamento social da época em que é disseminada.
A Unicamp manteve ainda a tradição de abordar grandes temas sociais como o racismo estrutural e o colonialismo. Uma das perguntas discorria a cerca da visão eurocêntrica dos indígenas, e outra falava sobre as pessoas em situação de rua nos grandes centros urbanos e as ações higienistas dos governantes. A Ditadura Militar, assunto carimbado nos grandes vestibulares, voltou a aparecer com o caso do jornalista Vladimir Herzog, morto pelos militares.
Também chamou a atenção uma questão de Sociologia que discutia a meritocracia – mesmo que sem usar o termo. No enunciado, duas sociólogas faziam uma associação com um campo de futebol inclinado, em que dois times competiam em desigualdade. A equipe que fazia gol no lado mais alto do campo era a que jogava com maior dificuldade.
“As questões traziam uma necessidade de reflexão, censo crítico, contextualização do aluno com o que está acontecendo e impactos da tecnologia. A Unicamp não quer só o aluno que sabe interpretar texto”, analisa o diretor do SAS, Caê Lavor.
Confira alguns dos temas da Unicamp 2024
- Colonialismo
- Meritocracia
- Racismo
- Impactos da tecnologia e Inteligência Artificial
- Fake News
- Pessoas em situação de rua
- Desinformação
Cobertura completa
O GUIA DO ESTUDANTE está realizando a cobertura completa da Unicamp 2024 aqui no site e também nas redes sociais. Você poderá conferir depois da prova o gabarito extraoficial, os comentário dos professores sobre cada disciplina e qualquer novidade que ocorrer nesta edição do vestibular.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.